Serra presta homenagem póstuma a Luiz Gonzaga

Governador do Estado de São Paulo condecora artista com Ordem do Ipiranga

sex, 17/07/2009 - 13h38 | Do Portal do Governo

Atualizado às 20h

O governador José Serra entregou a Ordem do Ipiranga, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969, à irmã do compositor Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga, na sexta-feira, 17. A cerimônia dá largada à Homenagem a Luiz Gonzaga, série de 35 atrações culturais que movimenta o Vale do Anhangabaú entre sexta-feira, 17, e domingo, 19, por conta dos 20 anos da morte do Rei do Baião.

“É uma homenagem a Luiz Gonzaga e ao povo do nordeste. É o que de melhor a música regional teve, a música do Luiz Gonzaga, do nordeste e do Brasil”, disse Serra, ao recordar as músicas do cantor, muitas delas aprendidas na escola durante a infância vivida no bairro da Mooca. “Isso mostra de que maneira a cultura popular do Nordeste se enraizou aqui em São Paulo e ao longo de seu desenvolvimento. Não foi apenas a contribuição dos nordestinos ao desenvolvimento econômico, mas à cultura popular”, completou.

Serra citou trechos de um dos sucessos do compositor, Qui Nem Jiló. “Se a gente lembra só por lembrar / o amor que a gente um dia / Saudade inté que assim é bom / Pro cabra se convencer que é feliz sem saber”. O governador concluiu: “Como diz a letra desse sucesso de Luiz Gonzaga, a saudade pode ser amarga, no caso como jiló. Mas ela também pode ser boa, como essa cerimônia, em que a saudade é doce. Doce porque é a saudade de um músico completo”.

Emocionada, a irmã do compositor recebeu das mãos do governador a medalha no grau Comendador. “Agradeço muito a São Paulo. Já estou com 82 anos, mas nunca vou deixar São Paulo”, disse Chiquinha Gonzaga. Na ocasião, o músico Dominguinhos recebeu uma placa em homenagem ao conjunto de sua obra.

Rei do Baião

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 em Exu, cidade do sertão pernambucano. Ainda pequeno, aprendeu a tocar acordeão com seu pai, trabalhador rural. A primeira música a gravar num LP foi Vira e Mexe, depois de se apresentar num programa musical comandado por Ary Barroso. Foi contratado pela Rádio Nacional e, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, Dança Mariquinha.

Dois anos depois, compôs em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira a música mais famosa de sua carreira, Asa Branca. Fiel às origens nordestinas, foi um dos maiores divulgadores da cultura da região no Brasil. O rei do baião, como era conhecido, por conta do gênero musical que tocava, faleceu em Recife, no dia 2 de agosto de 1989.

Da Secretaria de Relações Institucionais