Serra participa de teste na estação Alto do Ipiranga e anuncia compra de trens

O trecho de um quilômetro, da estação Imigrantes até Alto do Ipiranga, foi percorrido em apenas um minuto e dez segundos

seg, 07/05/2007 - 17h36 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou da primeira viagem experimental da estação Imigrantes ao Alto do Ipiranga, da linha 2-Verde do Metrô, na manhã desta segunda-feira, dia 7. O trecho de um quilômetro foi percorrido em apenas um minuto e dez segundos. A estação Alto do Ipiranga será inaugurada em 30 de junho e está localizada na avenida Dr. Gentil de Moura, esquina com a rua Visconde de Pirajá.

Até 23 de junho, o Metrô realizará outros testes dinâmicos na nova estação para verificar o funcionamento de todos os equipamentos e garantir a operação comercial segura e eficiente. Serão avaliados os trens e equipamentos auxiliares (como escadas rolantes, elevadores, telecomunicações, circuito interno de monitoramento e bloqueios).

Outros investimentos

Além de conhecer o novo trecho, o governador anunciou a ordem de serviço para fabricação de 16 novos trens (96 carros) que irão operar  na linha. “Os trens serão de altíssima qualidade, com ar-condicionado, câmeras e todos os benefícios da tecnologia moderna. Isso será um grande avanço nas linhas de Metrô na região sul da cidade”, observou Serra.

Os veículos em aço inoxidável vão exigir investimento de cerca de R$ 500 milhões da administração estadual. O primeiro veículo começa a operar em setembro de 2008. A previsão é que todas as composições estejam funcionando no início de 2009.

Pela primeira vez, esses carros da Linha 2-Verde do Metrô oferecerão aos usuários ar-condicionado. Nos vagões haverá ainda moderno conjunto de equipamentos de informações, que seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Nós estamos engatilhando financiamento para comprar 89 composições e beneficiar não apenas o Metrô, mas também a CPTM”, informou o governador. A CPTM possui 250 quilômetros de linhas de trem na região da Grande São Paulo.

O intuito do governo do Estado é obter autorização do tesouro federal para financiamento, o que possibilitará reformas para transformar esses 250 quilômetros em “Metrô de superfície”. O projeto representa investimento de cerca de R$ 9 bilhões.

A mudança beneficiará toda a região da Grande São Paulo. “Na CPTM, não há necessidade de desapropriação. As estações precárias podem ser reformadas. É mais barato e isso melhorará muitíssimo as condições de vida na região da Grande São Paulo”, explicou o governador.

Alto do Ipiranga

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, que também participou da viagem experimental, informou que atualmente a linha 2-Verde opera com 300 mil passageiros.  Quando a estação Alto do Ipiranga começar a funcionar, dia 30 de junho, o sistema terá capacidade para atender 380 mil usuários: “O Metrô não pára. Quando inauguramos estações, a população responde imediatamente. Ainda mais agora com o Bilhete Fidelidade do Metrô, com desconto histórico”.

Uma cúpula de vidro, com 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura, é um dos destaques da estação Alto do Ipiranga. Por permitir iluminação e ventilação naturais, reduzirá em 50% os custos de manutenção do sistema de ventilação.

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial