Serra lança ferramenta online que calcula remuneração média das profissões em todo o País

Com Salariômetro, trabalhadores e empresas podem pesquisar remuneração

qua, 24/02/2010 - 12h58 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h12)

O governador José Serra e o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, lançaram nesta quarta-feira, 24, no Palácio dos Bandeirantes, o Salariômetro (www.salariometro.sp.gov.br) – ferramenta online que calcula a remuneração média de admissão das ocupações em todos os estados brasileiros. Em São Paulo, o sistema também informará o salário médio por município.

O novo instrumento de pesquisa sobre o mercado de trabalho é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e foi desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP). “Estes dados estão disponíveis há muito tempo, agora, estamos transformando-os em instrumentos para os sindicatos e empresas. O Salariômetro é um orientador”, defendeu Serra.

“Com o Salariômetro, o trabalhador fica sabendo o salário médio que o mercado paga quando contrata pessoas com perfil parecido com o dele”, afirmou o secretário Guilherme Afif. Ele lembra que a ferramenta também é útil para os empregadores. “A empresa que precisa contratar poderá se informar sobre quanto as outras empresas estão pagando para estes profissionais”.

O Salariômetro informa o salário médio das pessoas contratadas pelo mercado de trabalho formal, com carteira assinada, no período de seis meses anteriores à consulta. Informa ainda a quantidade e a idade média dos trabalhadores empregados por categoria em dezembro de 2008. 

“É mais um avanço que a gente dá ao que se refere ao emprego e ao mercado de trabalho”, disse o governador que ressaltou também outras ferramentas da secretaria como o Termômetro do Emprego, Emprega SP e o Observatório do Emprego.

Decodificação 

“Os nossos mercados têm cotações de tudo (juros, moedas, ações, imóveis), mas não havia – até agora – nenhuma cotação do maior patrimônio do trabalhador, que é o valor do salário”, explicou o secretário Guilherme Afif. 

O pesquisador Hélio Zylberstajn, da FIPE , ressaltou que “o Salariômetro torna mais ágil e rápido o processo de busca de informações sobre salário, e sem custos – nem para o trabalhador, nem para o empregador.”

O Salariômetro calcula as remunerações médias nos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal. Para o Estado de São Paulo informa os salários nos 645 municípios paulistas. “Com isso a gente desenvolve o mercado de trabalho em São Paulo e no Brasil; é um ganho que se dá aos sindicatos, aos trabalhadores e também aos empresários”, disse o governador.

Os cálculos do Salariômetro são feitos a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bancos de dados mantidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a partir de informações administrativas de todos os estabelecimentos do País.

Como usar

Para conhecer o valor do salário médio de admissão do cargo de interesse, o usuário preenche na internet um formulário muito simples em que informa o código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) referente à sua profissão, além de outros dados (faixa etária, cor, gênero, escolaridade, setor e Unidade da Federação).

Caso o usuário não saiba o código da ocupação na CBO, deve fazer uma busca por palavras-chave que representem a profissão. O sistema ajuda nessa busca apresentando opções de ocupações para o usuário escolher a que mais se aproxima da profissão de interesse.  

Se, depois de preenchido todo o formulário, o resultado for nulo, o usuário deve fazer uma nova consulta, agrupando algumas das informações – ou seja, precisa escolher a opção “Todos” ou “Todas” em algum (s) dos campos a serem completados (Estado, faixa etária, cor, gênero, escolaridade e setor).

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho