Serra inaugura estação Sacomã do Metrô

Estação marca nova fase da rede de transporte coletivo de São Paulo, que possibilitará deslocamento mais rápido e com mais conforto

sáb, 30/01/2010 - 11h14 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h44)

O Governador de São Paulo, José Serra, e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inauguraram neste sábado, 30, a estação Sacomã, da Linha 2-Verde do Metrô, cumprindo assim mais uma etapa do Plano de Expansão. “Hoje nós inauguramos mais uma estação do Metrô, a estação Sacomã, da linha 2 que é a estação mais moderna da América Latina no que se refere ao conforto, à segurança e ao meio ambiente. É uma estação que agora tem porta na plataforma. Quando o trem chegar, a porta só abre quando for a hora das pessoas entrarem ou saírem. Além disso, tudo está adaptado para pessoas com deficiência, tanto os visuais como para quem tem problema de mobilidade. Tem também o conforto no deslocamento interno. Tudo foi informatizado, inclusive a bilhetagem”, afirmou o governador.

A modernidade destacada por Serra está presente nas portas de plataforma (estruturas de vidro que trarão mais segurança aos usuários), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que dará mais agilidade no embarque), umidificadores de ar (equipamento que regula a umidade do ar com microgotículas de água) e recursos que trarão benefícios ambientais (como o reúso da água da chuva e prioridade para a iluminação natural, reduzindo o consumo de energia na estação). “Este metrô e sua modernidade serão um guia para reforma de todas as estações de metrô e trem metropolitanos na região da Grande São Paulo”, disse José Serra.

Nos próximos meses outras duas estações entrarão em operação na Linha 2-Verde, do Metrô: Tamanduateí e Vila Prudente. Com essas três estações, o número de usuários transportados diariamente na linha deverá saltar dos atuais 420 mil para 835 mil.

A estação Sacomã funcionará no mesmo horário das demais: entre as 4h40 e a meia-noite. A previsão é que a estação receba cerca de 80 mil usuários por dia. Parte desse fluxo virá de passageiros do Expresso Tiradentes e dos ônibus que passam pelo terminal Sacomã, que a partir agora poderão fazer a transferência entre os sistemas, concretizando a rede de transporte planejada pelo Plano de Expansão do Governo do Estado, encurtando distâncias e reduzindo o tempo de deslocamento na Grande São Paulo.

Conexões no transporte público

Na prática, a estação Sacomã marca uma nova fase na história da rede de transporte público na região metropolitana, que prevê a integração de trens, Metrô e ônibus. Com mais pontos de conexões, os usuários farão deslocamentos mais rápidos e confortáveis. Em 2007, o sistema de transporte público de São Paulo contava com apenas 30 pontos de conexão, incluindo Metrô e CPTM. Em 2010, esse número saltará para 42 pontos. E em 2014, com o Plano de Expansão concluído, chegará a 91.

A estação Sacomã também encurtará a distância do usuário que utiliza a Ponte Orca entre as estações Tamanduateí, da CPTM, e Alto do Ipiranga, do Metrô. Esse trajeto, feito por ônibus da EMTU, será reduzido e, a partir do dia 1º de fevereiro, funcionará entre as estações Tamanduateí e Sacomã, levando a uma economia de 30% no tempo de deslocamento. É mais um benefício para o usuário que sai do ABC em direção à região da Avenida Paulista.

Outras conexões serão criadas ainda neste semestre. Quando for inaugurada a estação Tamanduateí, os usuários da Linha 2-Verde poderão se conectar gratuitamente com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, que liga o ABC ao centro da Capital paulista. Já a estação Vila Prudente do Metrô, também prevista para ser inaugurada nos próximos meses, fará a ligação direta com o sistema de monotrilho que irá até Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade. Quando a obra estiver concluída, o usuário fará em 50 minutos o trajeto entre Sacomã e Cidade Tiradentes, percurso que hoje leva aproximadamente 2 horas.

Economia

A inauguração de uma estação metroviária cria empregos, requalifica a mão-de-obra e traz desenvolvimento econômico para a região. Quem mora no Sacomã e em bairros da zona leste da capital já pôde notar também as melhorias urbanísticas que a nova estação trouxe. Com o término da obra, as ruas do entorno foram reurbanizadas e receberam um diferenciado tratamento paisagístico. O mercado imobiliário também percebeu a diferença: houve grande valorização no preço dos imóveis nos últimos meses.

Novas tecnologias

A estação Sacomã será a primeira da América a receber portas de plataforma: são estruturas de vidro instaladas na beira da plataforma que abrem simultaneamente quando o trem para. Essas portas são utilizadas nos metrôs mais modernos do mundo, como Tóquio, Hong Kong, Cingapura, Seul, Barcelona e Paris. O objetivo é ampliar a segurança dos passageiros, pois o novo sistema facilita e organiza o embarque, previne queda de objetos na via e reduz as interferências de usuários no fechamento das portas dos trens.

A estação Sacomã possui um sistema especial de ventilação que garante maior circulação de ar. O projeto de iluminação, com o teto parcialmente coberto por estrutura de aço e vidro, reduz o gasto de energia na estação.

Ainda no quesito “responsabilidade ambiental”, a estação Sacomã conta com o reuso de água da chuva. Ela possui um sistema de captação da água da chuva que escorre pelo teto da estação para caixas de armazenamento com capacidade de 40 mil litros. Essa água armazenada é utilizada para os banheiros e a limpeza da estação.

Na linha de bloqueio também há novidade: portas de vidro com altura de 1,8 metro formarão uma espécie de barreira física e substituirão as antigas catracas. Funcionam com um sistema baseado em processadores eletrônicos e sensores afixados ao longo do corredor de passagem, que detectam a presença do usuário com o cartão ou bilhete do Metrô e liberam automaticamente a sua entrada.

A nova estação

A estação Sacomã fica localizada na rua Greenfeld, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho, e possui dois acessos aos usuários, ambos situados na Greenfeld, esquina com a rua Agostinho Gomes.

O corpo da estação fica a 18 metros de profundidade, com três níveis principais: nível dos acessos, do mezanino (onde estão localizados o hall de bilheterias, os bloqueios, as salas operacionais e a SSO) e o das plataformas.

Acessibilidade

A estação é totalmente acessível a deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, conta com cinco elevadores, dispostos no mezanino, plataformas e passarela de acesso ao terminal de ônibus, além de 19 escadas rolantes e pisos táteis direcionais e de alerta que encaminham os usuários com deficiência visual aos elevadores, bilheterias, bloqueios e áreas de embarque na plataforma.

Extensão da Linha 2-Verde

Com Sacomã, a Linha 2-Verde do Metrô possui hoje 11,7 quilômetros em operação comercial (Vila Madalena-Sacomã) e faz conexão com a Linha 1-Azul nas estações Paraíso e Ana Rosa. O primeiro trecho desse ramal do Metrô foi inaugurado em 1991, com o trajeto entre as estações Paraíso e Consolação. Ainda em 2010, a Linha 2-Verde terá mais uma integração, na estação Consolação, com a futura estação Paulista, da Linha 4-Amarela.

A linha também recebeu oito novos trens mais modernos e confortáveis, com ar-condicionado, portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque e todos os itens de acessibilidade. Nos próximos três meses, a Linha 2-Verde receberá mais oito trens e terá no total 16 novas composições.

O Jequitibá-rosa e o mural

Para executar as obras de extensão da Linha 2-Verde, o Metrô teve que enfrentar desafios inéditos. Em setembro de 2009, após parecer técnico favorável do Instituto Florestal, a Companhia transplantou um jequitibá-rosa de 14 metros de altura, única árvore da região, e o realocou na Praça Padre Lourenço Barendse, entre as futuras estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde. Uma das paredes internas da estação Sacomã ganhou uma obra de arte em homenagem a essa árvore: um mosaico de resíduos cerâmicos multicolorido de 112 m², feito pelo artista plástico Alberto Nicolau. Esta é a 90ª obra do acervo permanente do Metrô.

Expansão São Paulo

Até 2010, serão investidos R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo do Plano de Expansão é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 160 quilômetros são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam dez novos trens no Metrô e 12 na CPTM.

Do Metrô