Serra inaugura escola estadual na Capital

Unidade em Heliópolis tem capacidade para 1,8 mil alunos

qui, 18/02/2010 - 14h19 | Do Portal do Governo

(atualizado 18h51)

O governador José Serra inaugurou nesta quinta, 18, a Escola Estadual Carlos Estevam Martins, em Heliópolis, na capital. Foram quase R$ 6,5 milhões investidos nos 735 metros quadrados de área construída no terreno de mais de 3,8 mil metros quadrados. A nova unidade é uma das cinco mil da rede estadual que retornaram às aulas nesta quinta-feira.

A escola atenderá 675 alunos de 1ª a 5ª séries neste ano letivo, iniciado nesta quinta. A capacidade total do lugar é de 1,8 mil vagas, de 1ª a 9ª séries para suprir a demanda crescente da região. São 15 salas de aula, 20 ambientes pedagógicos, sete salas administrativas e mais 17 ambientes de convivência e serviços. Além disso, a escola ainda conta com uma quadra de esportes coberta. A previsão é de que ela venha a ter 21 classes e 35 professores. “Aqui não é escola para preencher demanda de vagas, e sim para permitir que a escola esteja mais próxima. Porque muitos alunos, aqui, tinham que se deslocar por transporte escolar, e agora não vão precisar mais”, explicou o governador. 

Com a inauguração da EE Carlos Estevam Martins, foram aliadas as demandas de três escolas da região: Ataliba de Oliveira, Melvin Jones e Manuela Lacerda Vergueiro. Essas unidades de ensino voltarão a ter o seu número normal de alunos – que antes estavam acima do módulo de 30 estudantes por sala – o que melhora o atendimento da comunidade.

A inauguração contribui diretamente para a educação da comunidade de Heliopólis. “A escola faz parte desse complexo de investimentos que estamos fazendo aqui na região, que vai do expresso Tiradentes ao metrô Sacomã e, logo mais, Vila Prudente, ambulatório médico de especialidades, escola técnica, obras de saneamento, enfim, um conjunto de ações com vista a transformar Heliópolis em um bairro e não mais uma favela”, ressaltou Serra.

Carlos Estevam Martins

O nome da escola foi dado em homenagem ao professor Carlos Estevam Martins que morreu em outubro de 2009. Martins trabalhou no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e foi um dos fundadores e primeiro diretor do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE.

Doutor em Ciências Sociais, foi professor da USP e da Unicamp, além de membro do Cebrap e diretor da Fundap. Em suas funções públicas entre os cargos que exerceu está o de assessor especial do governador Franco Montoro.

Do Portal do Governo do Estado