Serra entrega nova UTI e pronto-socorro do Hospital de Carapicuíba

Por mês, o hospital tem capacidade para 1,2 mil internações, 4 mil atendimentos ambulatoriais e 3,8 mil atendimentos no pronto-socorro

sex, 29/01/2010 - 13h02 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 18h28)

O governador José Serra entregou oficialmente nesta sexta-feira, 29, as obras das novas unidades de pronto-socorro e terapia intensiva do Hospital Geral de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ao todo, serão dez novos leitos na UTI adulta e 34 na neonatal. Foram investidos em obras, em 2009, R$ 2,5 milhões.

“Fizemos vários investimentos para adequar melhor o hospital, já que a demanda é muito grande aqui na região”, disse o governador José Serra. “Sempre houve filas e a gente está combatendo isso através dos AMEs, uma vez que um ambulatório desses faz mais de 30, 40 mil exames laboratoriais ou de imagem por mês. Portanto, as reformas, os investimentos aqui neste hospital também fazem parte disso”, continuou.

Parte do dinheiro investido foi destinada à reforma total do pronto-socorro, que terá mais 11 leitos para observação, três para acolhimento de emergência e seis poltronas na sala de medicação. Foram revitalizados também a tubulação de água e esgoto, o refeitório e o ambulatório da ala de ortopedia.

“Logo, logo, vamos inaugurar um outro AME em Itapevi, de maneira que isso também vai melhorar o atendimento da região”, anunciou o governador.

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), sob gestão da Secretaria da Saúde, foi inaugurado em 23 de outubro de 1998, sendo referência para a região dos municípios de Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Santana do Parnaíba. No total, 82% dos atendimentos são de moradores de Carapicuíba.

O HGC conta com 245 leitos, 1294 profissionais e atende a diversas especialidades médicas nas pequenas e médias complexidades, Pronto-Socorro 24 horas, Ambulatório de especialidades Hemodiálise, Fisioterapia e os diversos serviços de Diagnósticos.

Por mês, o hospital tem capacidade para 1,2 mil internações, 4 mil atendimentos ambulatoriais, 3,8 mil atendimentos no pronto-socorro, 95 mil exames, 4 mil sessões de fisioterapia e 1,3 mil sessões de hemodiálise.

“Todo o esforço foi feito para que pudéssemos melhorar consideravelmente os serviços e, com isso, passamos a oferecer um tratamento muito mais humanizado. É bom para os pacientes e reflete nos profissionais que aqui trabalham”, afirmou a diretora administrativa da unidade, Ana Maria Massarenti.

Da Secretaria da Saúde