Serra entrega imóveis da CDHU na zona leste da Capital

Empreendimento faz parte de programa de urbanização que atende mais de oito mil famílias

seg, 06/07/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, entregaram na segunda-feira, 6, 372 moradias do conjunto Vila Jacuí B2 da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Jardim Pantanal, zona leste da Capital.

A companhia investiu R$ 21 milhões no empreendimento – parte do Projeto Pantanal, que urbaniza o bairro e oferece melhores condições de moradias à comunidade local. “O que nós realmente estamos fazendo é transformar o Jardim Pantanal em um bairro. Até 2007, 4.832 famílias foram beneficiadas, seja por meio de moradia ou lote urbanizado. Nesta nova etapa, serão beneficiadas mais 3.500 famílias e até o final do ano que vem serão 8.340, atendendo o total da região”, disse Serra na entrega dos novos apartamentos às famílias do bairro.

Com 53,23 m² de área construída, os apartamentos são divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio possui duas quadras poliesportivas, medidores de água individualizados, além de toda a infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica e telefonia.

Parque Central de União de Vila Nova

Durante o evento, foi assinado o Termo de Permissão de Uso que transfere a gestão do Parque Central de União de Vila Nova para a Secretaria Municipal de Esportes. Com 14,8 mil metros quadrados, o parque entregue em dezembro de 2008 foi construído bem no coração do bairro, no Jardim Pantanal.  Ele conta com várias opções de lazer para moradores de todas as faixas etárias. Destacam-se o campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de skate, pista de caminhada, bancos, playgrounds, anfiteatro, bicicletário e uma horta comunitária.

O programa incluiu, ainda, a vistoria das casas restauradas pelo Programa “São Paulo de Cara Nova”. Por meio dele, a companhia promove a recuperação das fachadas de imóveis em áreas já urbanizadas. Inicialmente, 300 casas de União de Vila Nova tiveram as paredes externas rebocadas ou chapiscadas e pintadas, de acordo com projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. Os trabalhos foram concluídos no dia 10 de junho e prosseguirão conforme forem avançado as obras de urbanização.

Projeto Pantanal

Ação integrada do governo estadual, o Projeto Pantanal é desenvolvido em uma área de cerca de 900 mil m² , onde estão localizados os núcleos União de Vila Nova e Vila Nair e os empreendimentos Vila Jacuí A e B. Trata-se de um projeto completo habitacional que prevê construção de moradias e obras de urbanização como, implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, iluminação pública, pavimentação, paisagismo, sistema de lazer, além de obras estruturais como canalização dos córregos e drenagem para acabar com as enchentes.

Outras ações da CDHU

Desde 2007, a CDHU atendeu 35.586 famílias em todo o Estado com moradias e obras de urbanização. Atualmente, estão em andamento obras que beneficiarão mais 64 mil famílias. Além desses investimentos, a Secretaria da Habitação também desenvolve um dos maiores programas de regularização fundiária do país. Por meio do Programa “Cidade Legal” o Governo de SP está garantindo aos cidadãos paulistas o direito à propriedade.  Até o momento, mais de 200 municípios aderiram ao programa para regularizar cerca de 1,2 milhão de imóveis.