Serra decreta luto oficial pela morte de José Mindlin

Bibliófilo morreu na manhã deste domingo, 28, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos

dom, 28/02/2010 - 15h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lamentou, na tarde deste domingo, a morte do empresário, bibliófilo e membro da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin e declarou luto oficial no Estado de São Paulo.

Por sua contribuição ao progresso cultural e material de São Paulo, José Mindlin merece nossa homenagem.  Era um homem querido por todos, em função do seu caráter,  presença de espírito, disponibilidade para adotar as boas causas sociais e culturais e,  também,  de sua coragem serena. Quando Secretário Estadual da Cultura, nos anos setenta, ele convidou o jornalista Vladimir Herzog para a diretoria de jornalismo da TV Cultura, cujo trabalho sempre avalizou. Sabe-se que os torturadores dos jornalistas presos procuravam, também, incriminar a Mindlin.  E  ele soube se comportar com altivez e dignidade diante das ações da ditadura que levaram à morte de Herzog. Decretamos três dias de luto oficial em homenagem a José Mindlin e sua memória.“, declarou o governador.

José Ephim Mindlin, advogado, empresário, fundou a Metal Leve que foi uma das maiores indústrias de autopeças da América Latina. Ao se aposentar tornou-se presidente da Sociedade de Cultura Artística. Apaixonado por livros, e dono de um acervo de mais de 38 mil volumes, uma das maiores bibliotecas particulares do país, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2006. Neste mesmo ano, doou toda a sua Biblioteca à Universidade de São Paulo (USP).