Serra apresenta projetos ao Banco Interamericano de Desenvolvimento

Encontro ocorreu nos EUA

qua, 02/05/2007 - 19h59 | Do Portal do Governo

O governador José Serra foi recebido pelo presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Luiz Alberto Moreno, na tarde desta quarta-feira, 2, nos Estados Unidos. Serra apresentou projetos para aumentar a produtividade de etanol no estado e promover melhorias no transporte. Moreno se mostrou entusiasmado com os planos.

O governador disse aos membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento que São Paulo deve dar ênfase à pesquisa de novas tecnologias e à logística para escoamento da produção. Ele sugeriu a criação de uma equipe a ser coordenada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que contaria com a participação de especialistas do banco. O governador sugeriu cinco pontos a serem contemplados pelos pesquisadores: o plantio, o cultivo, a industrialização, o meio ambiente e os aspectos sociais.

Na terça-feira, 24 de abril, José Serra criou a Comissão Paulista de Bioenergia, chefiada pelo físico José Goldenberg. Na ocasião, especialistas apontaram uma previsão de que, num prazo de 10 anos, o Estado será responsável pela produção de 1% do combustível renovável no mundo. Com o etanol, São Paulo deixa de produzir oito milhões de toneladas de gás carbônico.

Outro tema levantado pelo governador foi o transporte, tanto no que diz respeito ao metrô e aos trens metropolitanos como às estradas vicinais. “O transporte é um dos principais nós a serem desatados” disse Serra aos membros do BID. Uma comissão formada por técnicos do banco deverá visitar o Brasil em breve para conhecer a infra-estrutura paulista de transportes.

A expectativa é obter recursos para o financiamento de equipamentos e grandes obras, como a ampliação da integração entre o Metrô e a CPTM. Os recursos também serão destinados à melhoria das condições das estradas vicinais. “Os caminhões que transportam a cana-de-açúcar pesam o triplo dos caminhões normais”, contou José Serra aos presentes na reunião.

Manoel Schlindwein