Serra anuncia tratamento das águas do Pinheiros

Anúncio foi feito pelo governador José Serra nesta terça-feira, 14, em visita à Estação de Tratamento Pomar

ter, 14/08/2007 - 16h57 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou na tarde desta terça-feira, 14, durante visita a Estação de Tratamento Pomar, na zona Sul da Capital, que os técnicos da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A) começam nas próximas semanas a tratar as águas do Rio Pinheiros pelo sistema de flotação.

Segundo Serra, a medida foi tomada após um acordo firmado com o Ministério Público. A proposta é, na etapa inicial, testar o sistema em 10 m3/s de água nos próximos seis meses.

“Isso estava parado há muitos anos e em seis meses esperamos ter os resultados indicativos deste processo”, observou José Serra. 

A Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, informou que, paralelamente aos experimentos, técnicos da Cetesb farão um Rima (Relatório de Impacto Ambiental) para avaliar os efeitos da operação. “Confirmado os resultados que temos certeza conseguir, a flotação será implantada de forma massiva”, frisou Dilma. Ela adiantou que a meta, depois da primeira fase, é elevar o volume de água tratada para 50 m3/s, abrangendo os 25 quilômetros do rio. “Vamos melhorar a paisagem e colocar fim ao odor”, afirmou.

Dilma  destacou as vantagens com o experimento. “A flotação acelera o processo de limpeza. Somente com a retirada do esgoto a recuperação da água demanda um tempo muito grande”, concluiu a secretária.

Outra vantagem apontada pela secretária é a possibilidade de aumentar a captação de água no sistema das represas Guarapiranga e Billings, além da elevação na produção de energia elétrica na Usina Henry Borden, localizada no município de Cubatão. Dados da Cesp indicam que a usina passaria da produção atual de 127,7 megawatts médios para cerca de 400 megawatts médios por ano, energia suficiente para suprir mais de 1,5 milhão de residências.

“Essa água pode ser usada tanto para consumo humano quanto para recuperar a geração de energia em Henry Borden, umas das usinas mais importantes em termos de eficiência no mundo”, acrescentou.

Participaram da vistoria as obras da Estação de Tratamento Pomar, além do governador Serra e da secretária Dilma, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Gesner Oliveira, e técnicos da Emae.

Cleber Mata