Série online mostra como preparar lancheira saudável

Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostra, em vídeos, que é possível colocar opções saudáveis e interessantes no lanche das crianças

ter, 16/06/2015 - 13h16 | Do Portal do Governo

Um dos desafios dos pais é montar uma lancheira saudável, nutritiva e que agrade as crianças. Mas a falta de tempo faz com que os alimentos industrializados sejam os mais escolhidos pela praticidade. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento criou uma série que mostra como montar os lanches de maneira saudável.

Em seu primeiro episódio, a série mostra a diferença entre uma lancheira montada com produtos industrializados e outra com alimentos mais saudáveis. A primeira, com batata frita industrializada, néctar de frutas, chocolate e bolacha recheada, contém 32 gramas de gordura, 40 gramas de açúcar e 320 mg de sódio.

Na lancheira “rival”, feita com batata “chips” de micro-ondas, banana, “cookies” integrais e iogurte natural, os valores caem significativamente. Apenas 4 gramas de gordura, 4 de açúcar e 80 mg de sódio. A primeira lancheira tem 8 vezes mais sódio.

Algumas pessoas costumam achar que o lanche não tem tanta importância. Mas as crianças que ficam na escola em período integral, por exemplo, levam dois lanches de casa: o da manhã e o da tarde. E, como qualquer refeição intermediária, esse lanche é importante na alimentação.

A lancheira deve ser composta por uma fruta, seja ela in natura ou em forma de suco natural, uma fonte de carboidrato, que pode ser pão ou torrada, e uma fonte de proteína: um iogurte, atum, ou queijo branco.

A série em cinco episódios pode ser conferida clicando nos links Como montar, Os sucos, As frutas, Os carboidratos e proteínas e Os industrializados.

Do Portal do Governo do Estado