Seminário resgata 100 anos de estudos de navegação na RMSP

A navegação nos rios Pinheiros e Tietê restringe-se à remoção de material dragado de seus leitos

qua, 22/10/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

A utilização do modal hidroviário, além de trazer benefícios ambientais – com maior eficiência energética e redução dos níveis de poluição atmosférica – também pode contribuir para a redução dos congestionamentos urbanos. Hoje, se a navegação nos rios Pinheiros e Tietê restringe-se à remoção de material dragado de seus leitos, poderia prestar um enorme serviço ao transporte de cargas, aliviando as marginais e outras vias da Região Metropolitana de São Paulo de parte do tráfego pesado.

No decorrer dos últimos cem anos, alguns estudiosos estiveram atentos a essas possibilidades, com estudos apontando desde a retificação e melhorias para o rio Tietê, passando pelo projeto de racionalização do sistema de manutenção de profundidade e uso da navegação no Alto Tietê, até a concepção de um hidroanel como soluções para a logística metropolitana.

Também nesse sentido, diversos órgãos públicos e privados vêm estudando há décadas o aproveitamento dos corpos d’água da RMSP para navegação. Alguns resultaram em projetos importantes, como a conclusão das obras de Ampliação da Calha do Rio Tietê, para fins de controle de cheias, e o Programa de Obras de Controle da Poluição, em desenvolvimento, que abrem a perspectiva da utilização do trecho metropolitano do Tietê, para o transporte de cargas e passageiros.

Para ajudar neste desafio, o Departamento Hidroviário, órgão vinculado à Secretaria estadual dos Transportes, resgata a história de 100 anos de estudos e projetos de navegação na Capital, com o Seminário “Navegação na Região Metropolitana de São Paulo”, que será realizado nesta quarta-feira, 22, das 8h30 às 18h, em São Paulo. E ninguém melhor para falar desses projetos estudados durante um século que seus idealizadores. Os estudos desenvolvidos pelo engenheiro Billings serão apresentados por Adriano Branco, na palestra ‘Das Bandeiras às Marginais – Billings e outros visionários’. A última palestra, ‘Hidroanel e Logística Metropolitana’, será apresentada pelo diretor do Departamento Hidroviário e da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.  

Participam do encontro, os secretários estaduais Mauro Arce (Transportes), Dilma Seli Pena (Energia e Saneamento), Xico Graziano (Meio Ambiente); Ubirajara Tanuri Felix, superintendente do Daee; vice-almirante Terenilton Sousa Santos, do Comando do 8º Distrito Naval, e o presidente da Frente Parlamentar das Hidrovias,  deputado estadual João Caramez.

Serviço

Seminário: Navegação na Região Metropolitana de São Paulo
Data: 22/10  
Horário: das 9h às 18h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
Av. Prof. Almeida Prado, 532
Cidade Universitária – Butantã  – Auditório Cid Vinio – Prédio 36

Da Secretaria dos Transportes