Seminário internacional debate os 20 anos do SUS

Evento terá participação de especialistas do Canadá, França, Inglaterra, Portugal, Itália, Espanha

qua, 29/10/2008 - 16h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promove, de 29 a 31 de outubro, em São Paulo, um seminário internacional que reunirá os principais especialistas em saúde pública do Brasil e do mundo para debater os avanços e desafios dos 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do secretário da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão presentes no evento, que será realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, expositores de países como Canadá, França, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha.

Durante o seminário serão debatidos temas como universalização do atendimento em saúde, descentralização, aspectos jurídicos, desafios do sistema e projetos que deram certo no SUS. Também haverá o lançamento de dois livros sobre gestão da saúde pública. A programação completa está disponível no site www.saude.sp.gov.br.

“A implementação do SUS é hoje a maior política pública para mudar o quadro de desigualdade social no Brasil. É o único plano de saúde que garante de medicamentos a transplante de órgãos, vai à casa do cidadão com médicos de família, realiza campanhas de vacinação e mutirões de atendimento, investiga e controla surtos ou epidemias e vistoria hospitais e laboratórios para garantir a qualidade dos serviços”, afirma o secretário Barradas Barata.

O Estado de São Paulo ocupa posição de destaque nas comemorações dos 20 anos do SUS. Possui a maior e mais complexa rede de atendimento, ajudando a reduzir as desigualdades regionais.

Em São Paulo estão as principais unidades de saúde de referência nacional, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, maior da América Latina, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Instituto do Coração (Incor), Instituto Emílio Ribas de Infectologia e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que atendem pacientes de outros estados e alguns, inclusive, de outros países.

Embora possua 22% da população brasileira, o SUS/SP realizou, em 2006, 29% das internações de cirurgias oncológicas, 52% das internações de transplantes, 32% dos gastos de ressonância magnética e 38% de tomografia computadorizada do Brasil. São Paulo garante fornecimento de medicamentos para Estados e municípios por intermédio da Furp (Fundação para o Remédio Popular), e produz, no Instituto Butantan, mais da metade das vacinas e soros distribuídos no país.

A abertura do Seminário Internacional 20 anos do SUS será no dia 29 de outubro, às 18h. O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês fica Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69, na Bela Vista, região central de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde