Seminário em SP discute saúde pública

Avanços e desafios dos 20 anos do SUS são o foco para discussão de especialistas brasileiros e internacionais

qui, 30/10/2008 - 10h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo (até amanhã) um seminário internacional, que reúne os principais especialistas em saúde pública do Brasil e do mundo, para debater os avanços e desafios dos 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão presentes no evento, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, expositores do Canadá, França, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha.

Durante o seminário serão debatidos temas como universalização do atendimento em saúde, descentralização, aspectos jurídicos, desafios do sistema e projetos que deram certo no SUS. Também haverá o lançamento de dois livros sobre gestão da saúde pública. A programação completa está disponível no site www.saude.sp.gov.br.

“A implementação do SUS é hoje a maior política pública para mudar o quadro de desigualdade social no Brasil. É o único plano de saúde que garante de medicamentos a transplante de órgãos, vai à casa do cidadão com médicos de família, realiza campanhas de vacinação e mutirões de atendimento, investiga e controla surtos ou epidemias e vistoria hospitais e laboratórios para garantir a qualidade dos serviços”, afirma o secretário Barradas Barata.

O Estado de São Paulo ocupa posição de destaque nas comemorações dos 20 anos do SUS. Possui a maior e mais complexa rede de atendimento, ajudando a reduzir as desigualdades regionais. Em São Paulo estão as principais unidades de saúde de referência nacional, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, maior da América Latina, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Instituto do Coração (Incor), Instituto Emílio Ribas de Infectologia e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que atendem pacientes de outros Estados e de outros países.

Embora o Estado abrigue 22% da população brasileira, o SUS/SP realizou, em 2006, 29% das internações de cirurgias oncológicas, 52% das internações de transplantes, 32% dos gastos de ressonância magnética e 38% de tomografia computadorizada do Brasil. São Paulo garante fornecimento de medicamentos para Estados e municípios por intermédio da Fundação para o Remédio Popular (Furp), e produz, no Instituto Butantan, mais da metade das vacinas e soros distribuídos no País.

SERVIÇO
O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês fica na Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69, na Bela Vista.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)