Semana Nacional de Trânsito deste ano aborda uso de álcool e drogas

Debates, atividades culturais e simuladores apontam para a responsabilidade no trânsito

qua, 18/09/2013 - 20h30 | Do Portal do Governo

A Semana Nacional de Trânsito teve o início marcado pela apresentação de quatro palestras no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta, 18. Foram abordados temas como morbimortalidade (relação entre a morbidade e mortalidade) no trânsito, os desafios do trânsito brasileiro, acidentes com carros, motocicletas e pedestres, e também um debate sobre planejamento urbano.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A programação intensificada sobre cuidados da sociedade, iniciativas do Governo e melhorias em engenharia de trânsito acontecerá até o dia 25. O diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, anunciou que o tema deste ano é um alerta para a mistura de álcool, drogas e direção. “De cada cinco acidentes de trânsito, o álcool está relacionado a pelo menos um. O nosso objetivo é colocar esta discussão na mesa e podermos todos melhorar as estatísticas e diminuir os números de acidentes e mortes no trânsito”, enfatiza.

LEIA TAMBÉM
Começa nesta quarta a Semana Nacional do Trânsito 

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, apontou outro dado segundo ele “assustador”: “no país, por ano, mais ou menos a gente tem no trânsito 45 mil óbitos; 7.500 dessas mortes são no Estado de São Paulo”.

Atividades variadas foram criadas, entre intervenções em bares, teatros e workshops. Um simulador de direção veicular capaz de reproduzir os efeitos do álcool no motorista, combinando quantidade de álcool ingerida pelo motorista, com peso, cansaço e alimentação, estará em algumas universidades durante esta semana para teste. O simulador também reproduz trajetos em rodovia urbana e rural, além de situações de risco, como animais na pista, pedestres atravessando, buracos, carros quebrados a frente, e condições climáticas como chuva, neblina, noite e dia.

Do Portal do Governo do Estado