Sem-teto invadem Seads

Cinquenta pessoas fizeram manifestação para reivindicar benefício que permita o pagamento de aluguel

qua, 02/05/2007 - 16h17 | Do Portal do Governo

Na quarta-feira, 2, cerca de 50 pessoas (incluindo crianças) do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam a entrada da Seads (rua Bela Cintra, 1032) e promoveram uma manifestação, reivindicando um benefício provisório que permita o pagamento do aluguel de casas até que tenham acesso a uma moradia definitiva.

Em 2 de fevereiro de 2006, o mesmo movimento ocupou a sede da Seads com reivindicações semelhantes. Segundo a liderança do MTST, existe um acordo firmado com o Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação e Caixa Econômica Federal para estabelecimento de moradias definitivas. Enquanto as moradias não são construídas, as famílias reivindicaram, na época, uma solução provisória. Houve uma articulação entre Seads, Secretaria de Estado da Habitação, Prefeitura da Capital e de Taboão da Serra e as famílias passaram a receber a Bolsa de Proteção Emergencial criada em 16/08/2005 por meio de decreto nº 49.912 e executada pela Seads. As famílias também foram cadastradas em outros programas de transferência de renda.

O decreto da Bolsa Emergencial prevê o pagamento do benefício de R$ 250,00 por no máximo 12 meses. Como a grande maioria das 154 famílias do MTST já não recebe mais o benefício, e ainda não houve uma definição de moradia definitiva, eles ocuparam novamente a sede da Seads na esperança de uma alteração no decreto para ampliação do prazo de recebimento do benefício.

Na ocupação desta quarta-feira não houve presença de imprensa nem registro de atos violentos. O chefe de gabinete da Seads, Fernando Padula, recebeu três pessoas da liderança para ouvir suas reivindicações.

Na sexta-feira, 04/05, a liderança do MTST tem uma reunião marcada com o Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação, Prefeitura de Taboão da Serra e CDHU para definição de datas para a construção e entrega das moradias. Desta forma, ficou acordado que na segunda-feira, 07/05, a liderança do movimento retornará à Seads para negociar sobre a possível ampliação do prazo de pagamento da Bolsa Emergencial até a data de entrega das moradias.

Da Seads