Estado tem queda de 6% em mortes no trânsito entre janeiro e outubro

Infosiga também registrou queda de 9% nos óbitos em outubro de 2016 se comparado ao mesmo mês de 2015

seg, 21/11/2016 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulgou, nesta segunda-feira (21), por meio do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a queda de 6% em relação às mortes registradas em todo o Estado no acumulado de janeiro a outubro de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. No total, 293 vidas foram salvas.

Na comparação de outubro de 2016 com o mesmo mês do ano passado, foi registrada queda de 9% no número de mortes de acidentes de trânsito. Com relação aos acidentes com vítimas, houve queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015. Foram 161.334 ocorrências contra 206.142, representando 44.808 acidentes a menos.

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em outubro de 2016, 80% eram pessoas do sexo masculino, 15% eram jovens de 18 a 24 anos, 35% foram provocados por colisões e 25% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas era de motociclistas (33%) e pedestres (25%).

Sobre o Infosiga
O Sistema de Informações é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado. O levantamento refere-se sempre ao mês anterior e apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. A publicação está disponível no site do Infosiga SP.

Um dos destaques que vem contribuindo para essa redução de acidentes e óbitos no trânsito no Estado de São Paulo é o trabalho realizado em 15 municípios conveniados, em que foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestrutura, campanhas educativas no trânsito e fiscalização, entre outras ações.

Considerando apenas essas cidades, houve uma queda de 16% no número de óbitos, o que representa um total de 70 mortes a menos de um ano para o outro. Na comparação de 2016 com o mesmo mês do ano passado, registrou-se uma diminuição de 18% no número de mortes.

Convênio com municípios
Em fevereiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios – Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba – de repasse de recursos para investimento em ações de educação, fiscalização e melhora na sinalização de trânsito. No total, o Governo do Estado vai investir R$ 10,5 milhões.

Os municípios foram escolhidos considerando os critérios de faixa populacional, taxa de óbitos por 100 mil habitantes e média superior a 15 óbitos por ano. Para isso, foram realizadas visitas de diagnóstico e elaborados planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização.

Do Portal do Governo do Estado