Segurança Pública: Projeto Farol Verde movimenta o domingo na Zona Sul

nd

sáb, 03/06/2006 - 20h06 | Do Portal do Governo

Este domingo, 4 de junho, vai ser de muito aprendizado e alegria, pelo menos para as 24 crianças que participarão da segunda etapa da 4ª Edição do Projeto Farol Verde. Em parceria com ONGs como Alquimia e a Cruz Vermelha, policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano oferecem às crianças carentes da comunidade uma oportunidade para uma vida melhor.

A parceria entre o 12º BPM/M e a Faculdade Ítalo Brasileira tornou mais um sonho possível. Além de retirar as crianças dos faróis e mantê-las distantes da criminalidade, as aulas serão fundamentais à formação pessoal e intelectual.

Participam do curso 24 crianças – na faixa etária de 10 a 12 anos – escolhidas pelas ONGs Alquimia e Centro de Integração e Promoção Social (CIPS). As aulas serão ministradas nos dias 04 e 18 de junho, das 10 às 14 horas, e serão orientadas pela professora de informática da faculdade, Carina Palácio, dois monitores de alunos e dois policiais militares do 12º BPM/M. A primeira aula ocorreu no dia 28 de maio.

Enquanto a primeira etapa promoveu o estreitamento da relação entre a Polícia Militar e a comunidade, esta segunda fase pretende propiciar a implementação de ações concretas, sendo o carro-chefe desta meta a inclusão digital promovida por meio de aulas para introdução à informática.

A iniciativa visa reduzir a presença de crianças e adolescentes nas ruas. Segundo o tenente-coronel Marcos da Silva Luz, comandante do Batalhão, a primeira fase consistiu em fixar a mensagem do projeto para a busca de novas parcerias.

Agora, será a vez das ações voltadas ao atendimento às crianças com o intuito de incluí-las socialmente. “Quando vemos as crianças comendo lanchinho, mexendo no computador, percebemos que o caminho é este; o da inclusão”, complementou.

O desenvolvimento do projeto só se torna possível quando instituições e entidades se dispõem a trabalhar em conjunto com a Polícia Militar. Nesta etapa, são incentivadores e apoiadores a Faculdade Ítalo Brasileira, as ONGs Alquimia e CIPS, Rádio Comunitária Voz Ativa, JP Salva Emergências Médicas Diferenciadas e o 12º BPM/M.

Domingo de alegria

No dia 28 de maio, as 24 crianças tiveram a primeira aula de informática na Faculdade Ítalo Brasileira, localizada na avenida Jandira, 455, em Moema, na Zona Sul da Capital . O aprendizado sadio foi garantido com lanches e sucos distribuídos no horário do almoço. Para a diversão, os pequenos alunos receberam presentes, brindes e lembranças como brinquedos, imãs e adesivos.

Por Thaís Camargo e Fernanda Del Vigna, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública

C.C.