Segurança Pública: Concurso do Detran-SP terá mais duas etapas

Candidatos disputam as 450 vagas para Oficial Administrativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

dom, 25/06/2006 - 11h52 | Do Portal do Governo

A prova de 50 questões de múltipla escolha (10 de Matemática, 20 de Português, 10 de Conhecimentos Gerais e outras 10 de Informática) foi só o começo para os candidatos às 450 vagas do concurso para Oficial Administrativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizado no último dia 11. Agora, os candidatos deverão passar por outras duas etapas: a prova de digitação e a consideração dos títulos.

Na segunda fase, que é a de digitação, serão levados em conta o tempo despendido, a quantidade de texto produzida, os erros e a adequação estética, tendo em vista o texto padrão. Os locais onde serão realizados os testes serão publicados no Diário Oficial do Estado com cinco dias úteis de antecedência e não haverá segunda chamada.

No dia da prova, o candidato deverá portar documento original de identidade. Será classificado à terceira etapa aquele que obtiver no mínimo 50 dos 100 pontos. O Diário Oficial do Estado também fica responsável por divulgar as notas depois de três dias úteis.

A terceira fase destina-se aos candidatos que já exercem a função ou atividade de Oficial Administrativo. O foco da avaliação desta etapa é a análise de títulos a serem apresentados no prazo de cinco dias úteis, à partir da data referente à classificação na fase anterior. Será levado em consideração o tempo de serviço público, ou seja, cada ano completo corresponderá a meio ponto – sendo o máximo de dez – acrescido à média final das provas classificatórias.

A nota final será tirada da média aritmética dos resultados da prova, do exame de digitação, além da avaliação dos títulos. Em caso de empate, a preferência é concedida àquele que obteve melhor desempenho na primeira prova; sendo os segundo e terceiro critérios utilizados, o teste de digitação e a idade do concorrente.

Deficientes físicos

Após cinco dias úteis à publicação da lista de classificação, os deficientes físicos devem se submeter à perícia médica para a comprovação da deficiência apontada na inscrição e verificação da compatibilidade dela com a atribuição do cargo efetivo.

Esta perícia será realizada pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado e o laudo sairá cinco dias após o exame.

Na falta de candidatos portadores de deficiência física habilitados, as vagas serão preenchidas pelos demais, obedecendo à ordem classificatória.

Serviço 

A lista dos classificados de todas as etapas, bem como os gabaritos estão no site do Detran (www.detran.sp.gov.br)

Renata de Salvi e Thaís Camargo

 da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública