Segurança: Operação Saturação por Tropas Especiais chega na Zona Norte

Operação Saturação conta com 192 homens

sex, 24/02/2006 - 19h36 | Do Portal do Governo

“Esta é a quinta edição da operação e procuraremos combater crimes que vão desde roubo a transeuntes até roubo de cargas e tráfico de drogas”, explicou o coronel Joviano Conceição Lima, que comanda a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste).

O QG foi montado junto ao posto da PM na Praça Novo Mundo, estrategicamente próximo às áreas de interesse da operação. Às 7 horas, a Cavalaria da PM, a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o COE (Comando de Operações Especiais) e o Regimento Especial da PM assumiram pontos estratégicos nas favelas Funerária, Cidade Nova e Tietê. A cavalaria vigia o entorno, enquanto o Regimento, o COE e a Rota permanecem dentro das favelas, em dez postos montados para vigilância e averiguação.

As atividades do Regimento, da Cavalaria e da Rota se encerram às 19 horas. O COE assume toda as funções, ocupando oito postos de averiguação. São três homens por viatura.

Término

Não há uma data estabelecida para o término da operação. De acordo com o coronel Joviano, hoje, às 17 horas, haverá uma reunião com lideranças das favelas e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) para uma primeira avaliação. Pela manhã, dois homens foram levados ao QG para averiguação por porte de drogas.

“Ficaremos 24 horas ocupando a área de interesse. Temos vários mandados de prisão para cumprir”, adiantou o coronel.

Próximas Ações

Está programado para o dia 6 de março o início da segunda fase da operação. Chamada de “parte social”, contará com médicos para palestras e esclarecimento de dúvidas, além do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência).

As palestras médicas trarão temas relacionados à educação sexual com ginecologista e urologista, visando orientar quanto ao planejamento familiar, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), sobre o uso de drogas e os males ocasionados pelo vício.

“Queremos proporcionar tranqüilidade à comunidade que mora aqui. Nosso objetivo é exatamente esse”, argumenta Joviano.

Juca Barros

Da Assessoria da Secretaria de Segurança

C.A.