Segurança no trânsito: Estado de SP promove diversas ações preventivas

Maior parte das fatalidades em ruas, avenidas e estradas tem como causa os comportamentos de risco dos cidadãos

ter, 25/09/2018 - 21h38 | Do Portal do Governo

Dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado pelo Governo do Estado em 2015 com o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais até o fim da década, indicam que 94% das fatalidades são causadas por comportamentos de risco.

O uso do celular, o excesso de velocidade e a falta de utilização do cinto de segurança, entre outros, representam algumas das principais causas de acidentes, que, segundo os levantamentos oficiais, estão relacionadas ao fator humano.

Na avaliação de Gislene Macêdo, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em Mobilidade Humana, a sociedade paulista e brasileira deve debater as questões ligadas à promoção de um trânsito mais seguro. “Homens e mulheres estão sujeitos a questões estressantes no cotidiano. Assim, precisamos nos perguntar qual estilo de vida levamos em conta e a maneira como queremos nos relacionar nas ruas, avenidas e estradas”, alerta.

Cidades

Vale destacar que as ações do Movimento Paulista contam com resultados positivos em vários municípios que já aderiram à iniciativa, como Botucatu, por exemplo. Em 2016, o município era considerado o com o trânsito mais violento do Estado. Contudo, já em 2017, o índice de mortes em ruas e avenidas caiu 65%.

Em Botucatu, inclusive, as ações de conscientização são promovidas no sistema educacional, pois, nas escolas, os alunos assimilam os comportamentos adequados no trânsito. “Os jovens avaliam as atitudes e o que estão fazendo fora do ambiente escolar. Nas pistas, os estudantes são colocados em várias situações, como ciclistas e pedestres por exemplo”, explica a professora Thaís Bandeira.

No período em que são celebrados a Semana Mundial de Segurança no Trânsito da ONU e a campanha Maio Amarelo, sobre conscientização no trânsito, o Governo do Estado apoia iniciativas a respeito dos comportamentos de risco. As ações são realizadas por órgãos de governo, municípios e demais parceiros do Movimento Paulista.

Comitê

Programa do Governo do Estado de São Paulo, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no setor no Estado até 2020.

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.