Segurança: Centro de Operações da Polícia Militar ganha prédio na Capital

Governador assinou um decreto que autoriza a Secretaria da Fazenda a receber da Prefeitura a área para a expansão do Copom

seg, 26/06/2006 - 19h50 | Do Portal do Governo

O Centro de Operações da Policia Militar de São Paulo (Copom) contará com mais um prédio na Capital, localizado na rua Afonso Pena, entre a rua Ribeiro de Lima e a praça Coronel Fernando Prestes.

Em reunião realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes, o governador do Estado, Cláudio Lembo, assinou um decreto que autoriza a Secretaria da Fazenda a receber da Prefeitura a área para a expansão do Copom.

No total, foram assinados 11 documentos, nas áreas da Cultura, Saúde, Segurança Pública, Transportes, Transportes Metropolitanos, Emprego e Energia. Para o governador, a parceria entre os Estado e a Prefeitura é muito importante. “É preciso unir a vontade dos políticos para o bem do povo”, ressaltou Lembo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que ambos devem agir juntos, em parceria.

Participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; o comandante-geral da PM, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges; o governador do Estado, Cláudio Lembo; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, além de secretários do Estado e do município.

O imóvel abrigará ainda a Central de Comunicações da Guarda Civil Metropolitana. Atualmente, funcionam no local a Defesa Civil e a garagem da Secretaria Municipal de Finanças. O prédio fica em uma região tombada e a reforma será financiada pelo Estado. O prédio gerido pela Secretaria de Segurança Pública. A revitalização contribui para preservação do patrimônio histórico de São Paulo.

Cláudio Lembo informou, após assinar o documento, que, nesta quinta-feira, a Prefeitura deverá transferir a gestão da manutenção do Obelisco de 32 e da praça ao redor, no Ibirapuera, para a Polícia Militar. O Estado ficará responsável também pelo restauro e pela preservação do Monumento Mausoléu ao Soldado de 32.

Copom

O Centro de Operações da Polícia Militar é um sistema informatizado que utiliza como banco de dados as ligações recebidas pelo telefone 190. Por meio desse serviço, a PM recebe dados de ocorrências em andamento, e o desenvolvimento do fato em tempo real. É possível também observar e fiscalizar as viaturas em operação, pontos críticos de segurança e locais como hospitais e escolas.

O Copom no Estado recebe, em média, 167.147 ligações por dia; ou seja, 5.084.045 por mês. Só na Capital, são cerca de 33.660 chamadas todos os dias; totalizando 1.023.823 no mês.

Além de controlar a qualidade do serviço prestado, o sistema permite a rápida geração de um mapa criminal; bem como pesquisar ocorrências de outras localidades em tempo real, entre outros.

Fernanda Del Vigna

Da Secretaria da Segurança Pública