Agricultura e Abastecimento: segurança alimentar é destaque

Reunião abordou proposta de parceria entre entidade da sociedade civil e a secretaria de Estado, que conta com várias ações no setor

qua, 28/02/2018 - 13h33 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu o convite para atuar em parceria com a Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo (Acaapesp) na criação do departamento de Segurança Alimentar da entidade. Dirigentes da instituição se reuniram na última semana com o coordenador da Codeagro, José Valverde, para comunicar a iniciativa.

A Codeagro tem o objetivo de desenvolver a economia paulista, aprimorar as cadeias produtivas e de exportação e inserir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento no mundo dos agronegócios. Como meio de aumentar a competitividade da produção, a coordenadoria promove o fortalecimento do cooperativismo e associativismo, com quatro áreas principais de atuação: organização rural, projetos que agreguem valor à renda do produtor, segurança alimentar e abastecimento.

“A reunião foi importante para articular parcerias referentes à criação do departamento de Segurança Alimentar da Acaapesp”, destaca a diretora-fundadora da associação, Camila Gonzalez. De acordo com o coordenador da Codeagro, a notícia da criação do departamento foi recebida com entusiasmo.

Sociedade civil

Durante o encontro, José Valverde ressaltou a presença da discussão sobre a segurança alimentar entre entidades. “Essa novidade mostra que o tema se destaca entre instituições importantes da sociedade civil, como a associação, e se torna auxílio fundamental na disseminação do conteúdo de alimentação saudável que as políticas públicas do governador Geraldo Alckmin, ao lado do secretário Arnaldo Jardim, têm colocado à disposição da sociedade”, explica.

“A alimentação vem se tornando um assunto chave para qualidade de vida, vida saudável e prevenção de doenças. Quanto mais houver divulgação de informações para população sobre a maneira correta de se alimentar, fazendo hortas orgânicas em casa, por exemplo, melhora a economia e saúde pessoal”, avalia a nutricionista da Acaapesp, Camila Capelletto.

Além disso, a reunião debateu assuntos voltados à mulher na agenda da segurança alimentar, por meio das questões voltadas à preparação de alimentos e à concepção de políticas públicas no setor.