Segunda via da CNH pode ser solicitada pessoalmente ou pela internet

Para realizar o pedido, é necessário ter habilitação com foto e em situação regular; documento terá mesma validade do original

sáb, 14/07/2018 - 13h41 | Do Portal do Governo

O cidadão pode solicitar, pessoalmente ou pela internet, a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por motivo de perda, furto, roubo ou mau estado de conservação. Contudo, o usuário deve estar atento, uma vez que o processo não deve ser confundido com a renovação da CNH. Vale destacar que a taxa de emissão é de R$ 41,37 e o custo de envio pelos Correios, opcional, é de R$ 11.

Para realizar o pedido, é necessário ter habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada), no prazo de validade e não solicitar nenhuma alteração de dados para o novo documento, como mudança de sobrenome por ocasião de casamento ou exercício de atividade remunerada. O novo documento de habilitação terá a mesma validade da habilitação original.

Internet

O condutor pode solicitar pelo aplicativo do Departamento de Trânsito ou pelo portal Detran SP. O processo para o pedido é bastante simples. Basta fazer um cadastro no portal do Detran.SP para criar o login e senha de acesso. Depois, clicar em “Acesse os Serviços Online”. Em seguida, “2ª via da CNH”.

Já por meio de dispositivos móveis, o usuário tem de baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. O acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH” no aplicativo.

Pessoalmente

O motorista deve comparecer ao Detran.SP com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Se a unidade do Detran.SP funciona dentro do Poupatempo, o agendamento é obrigatório. Alguns Postos Poupatempo também fazem este serviço.

Por fim, o cidadão deve retornar ao local onde o serviço foi solicitado. Apresente todos os documentos exigidos e o comprovante de pagamento da taxa Detran.SP.

Entrega

Antes de solicitar o serviço com entrega pelos Correios, o motorista deve atualizar seu endereço no Detran.SP, para que o documento seja entregue no local certo. O documento será enviado para o endereço cadastrado em até sete dias úteis.

Quem preferir retirar deve apresentar protocolo e um documento de identidade original. Para obter mais informações, acesse o site do Detran.SP.