Sede do Governo do Estado recebe exposição da fotógrafa Flavia K

‘Bahia Barroca – Tradição e Contraste’ ficará em cartaz por um mês no Palácio dos Bandeirantes; a entrada é gratuita

qua, 11/09/2019 - 9h01 | Do Portal do Governo

Abertura da Exposição " Bahia Barroca: Tradição e Contrate "

O Governador João Doria, ao lado da curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado, Ana Cristina Carvalho, participou da abertura da exposição “Bahia Barroca – Tradição e Contraste”, da fotógrafa baiana Flavia K, nesta terça-feira (10).

A mostra ficará em cartaz no hall do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, de 11 de setembro a 11 de outubro. “Conheci o trabalho da Flavia em Salvador e fiquei encantado. Por isso resolvi trazer as obras dessa artista tão talentosa pra São Paulo para que outras pessoas possam conhecer”, ressalta Doria.

“Ela destaca a tradição da arte barroca, que é parte da história do nosso País, mas também fala da mulher baiana, da mulher negra, das baianas, que fazem da Bahia esse Estado de emoção. Em São Paulo, estamos aumentando os investimentos em cultura, com o apoio da iniciativa privada”, acrescenta o Governador.

Exposições

Por decisão do Governador João Doria, grande apreciador da arte, cultura e que tem se empenhado pessoalmente na valorização dos artistas brasileiros, o Palácio dos Bandeirantes passou abrir suas portas para exposições mensais de fotógrafos contemporâneos.

Em “Bahia Barroca”, Flavia K, uma “cronista de imagem”, registra as tradições do Movimento Barroco dos séculos XVII e XVIII na Bahia, com um olhar contemporâneo e ao mesmo tempo pleno de referências de suas heranças culturais.

Flavia é natural do interior da Bahia e hoje vive em Salvador. “Ela incorpora em seu trabalho influências de uma linguagem barroca, no sentido de captar em suas imagens características como efeito visual em curva, composições em diagonal, o jogo entre o claro e o escuro, a luz e a sombra. À medida que abstrai as formas, a fotógrafa revela o movimento, manifesta dramaticidade e faz reluzir o ouro e a prata”, salienta Ana Cristina Carvalho.

São 32 imagens inéditas, de 80 x 100 cm, que dialogam com um expressivo e raro conjunto de peças dos séculos XVII e XVIII da coleção de arte sacra do Palácio, proveniente da Bahia – móveis do Convento N. Sra. Das Mercês, Arcazes, fragmentos do interior da antiga Sé de Salvador, ermida, oratório e objetos litúrgicos – que, conjugadas às fotografias contemporâneas, alertam os visitantes para a importância de manter vivas as tradições locais. A produção executiva da abertura é de Claudia Odorissio.

Barroco

O Movimento Barroco deixou marcas profundas no estilo exuberante das igrejas, nas artes, na cultura popular e espírito de religiosidade brasileiros. Do encontro com os africanos e seus descendentes nasceu uma identidade miscigenada, uma cultura afro-religiosa única, na qual o universo material convive harmoniosamente com o espiritual.

As preciosas baianas com seus ornamentos, as festas religiosas e procissões, as inúmeras demonstrações de fé, que acontecem nas igrejas, capelas e santuários de oferendas, formam a energia mística e o rico patrimônio cultural que a Bahia tem, tudo ricamente representado nas imagens de Flavia K para esta exposição.

Artista

Flavia K. nasceu em 1975, formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Estadual da Bahia e passou, gradativamente, a vivenciar a fotografia de modo que não houvesse objeto, cor, movimento ou formas naturais que passassem despercebidos ao seu olhar. Enquadrando o sentimento e pondo a alma, foi construindo um significado para captar a sua verdade em cada situação.

A arte sempre esteve presente em sua vida e, neste trilhar de muita dedicação, encontra-se em uma busca que não se interrompe, onde está sempre a apreender e a criar para chegar à foto que ainda não fez.