Secretários do Governo de São Paulo são homenageados em Bebedouro

Xico Graziano e João Sampaio Filho receberam homenagens durante abertura de Feira de Agronegócios

sex, 10/08/2007 - 17h40 | Do Portal do Governo

“Aqui em Bebedouro se bebe união, companheirismo, solidariedade e cooperativismo. Sem cooperativismo, a agricultura não vai pra frente. O cooperativismo é o caminho do sucesso, junto com o meio ambiente”. Com essas palavras, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, agradeceu a homenagem que recebeu do Sistema Coopercitrus, durante a abertura da VIII FEACOOP – Feira de Agronegócios Coopercitrus, em Bebedouro, no último dia 7 de agosto.

Dois secretários do Governo do Estado de São Paulo foram homenageados no evento. Além de Xico Graziano, foi agraciado também com uma placa o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio Filho. As placas foram entregues, respectivamente, por Raul Huss de Almeida e Leopoldo Pinto Uchoa, vice e presidente da Coopercitrus.

O diretor de Operacional da Coopercitrus, João Pedro Matta, falou sobre o trabalho dos dois secretários, lembrando as relações de Xico Graziano com o meio ambiente, desde o início da sua vida pública, quando lançou seu primeiro livro, “A Questão Agrária e a Ecologia”, que foi seguido por outros seis títulos. Desde então, suas relações com a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro, mantenedora da Estação Experimental de Citricultura, sempre foram próximas.

Segundo Matta, em 1980, o então professor da Escola de Agronomia e Veterinária de Jaboticabal, Xico Graziano, junto com o professor Donadio, publicou o primeiro trabalho patrocinado pela Fundação, tratando dos Aspectos Agronômicos e Econômicos da Citricultura de Bebedouro.

VIII FEACOOP

A oitava edição da FEACOOP – Feira de Agronegócios Coopercitrus, na EECB – Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, que está acontecendo até o dia 10/08, tem como tema “a força que vem do campo a serviço do campo”, com o objetivo de ressaltar o ciclo de forças que compõe o sistema produtivo da agricultura brasileira: a Natureza, que fornece a matéria-prima, as atividades rurais e estrutura-as em seu próprio ciclo de desenvolvimento; o Produtor, que, com sua ação, transforma o ambiente natural em sistema produtivo, para sua sobrevivência econômica; e a Coopercitrus, que, através do cooperativismo, traz benefícios irrestritos a produtores rurais e comunidades agrícolas nas regiões onde atua. 

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

(J.H.)