Secretários de Estado recebem prefeitos de 14 cidades na capital

Reunião ocorreu no Palácio dos Bandeirantes; participantes abordaram possibilidades de projetos da CDHU nos municípios

qui, 09/05/2019 - 12h51 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira (2), os secretários de Estado da Habitação, Flavio Amary, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, receberam, na capital, prefeitos e equipes de 14 municípios paulistas que não tinham sido contemplados com empreendimentos da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A iniciativa, realizada no Palácio dos Bandeirantes, teve o objetivo de orientar os gestores das cidades a apresentar terrenos e projetos candidatos ao estabelecimento de convênio para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social. A partir desta semana, a CDHU poderá começar a receber propostas de visitas técnicas aos terrenos listados pelos municípios.

Participaram da reunião os representantes das cidades de Águas de São Pedro, Alumínio, Araçariguama, Holambra, Natividade da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Quadra, Redenção da Serra, Itapirapuã Paulista, Juquitiba, Saltinho, São Loureço da Serra, Ribeira e Vargem Grande Paulista.

“Veremos qual será o mais rápido dos municípios a apresentar primeiro propostas de projetos à CDHU. O desafio está lançado. E existe vontade política. Vamos acelerar e correr atrás das áreas”, afirmou o secretário Flavio Amary.

Projetos

O secretário Marco Vinholi também confirmou ao grupo a disposição da atual gestão em apoiar todos os municípios paulistas, inclusive os que não haviam sido ainda atendidos diretamente pelas duas secretarias estaduais.

A intenção é desenvolver mais projetos que contribuam para o incremento da infraestrutura dos municípios, especialmente nas áreas que mais interferem na qualidade de vida da sua população.

Os prefeitos foram orientados pelo diretor-técnico da CDHU, Aguinaldo Quintana, a buscar terrenos e apresentar propostas para a construção de conjuntos habitacionais. Contudo, os terrenos não devem ser adquiridos antes da vistoria técnica que a companhia se propõe a fazer, para analisar a viabilidade da parceria e orientar a proposta.

O terreno ideal deve ter mais de 20 mil metros quadrados, se possível ser plano, sem empecilhos ambientais ou legais e não oferecer dificuldades técnicas para ligações de redes de energia elétrica, água e esgoto. A partir da apresentação do projeto e da vistoria técnica prévia, a CDHU estudará o estabelecimento de convênio para construção do empreendimento em questão.

Convênio

Vale destacar que o convênio prevê o repasse de verba à prefeitura, responsável pela contratação da empresa licitada para execução e pela vistoria das obras. A quantidade de unidades habitacionais construídas em cada município dependerá da combinação entre demanda por habitação na cidade e qualidade técnica da proposta.

“Estamos juntos nessa batalha e tenho certeza de que, em breve, todos apresentarem terrenos e projetos à CDHU”, salientou a prefeita de Araçariguama, Liliana Bechara. A gestora ressaltou que a cidade apresenta déficit habitacional de 4,5 mil moradias, porém conta com diversas áreas disponíveis.

O cenário se repete em vários municípios, o que demonstra a relevância do convite das duas pastas. “Estou tocado com a agilidade dos secretários no atendimento às nossas cidades”, agradeceu o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio. “O novo Governo e os secretários estão demonstrando atenção e celeridade diante dos pedidos das administrações municipais”, avaliou o prefeito de Holambra, Fernando de Godoy.