Secretário visita obra da futura Fábrica de Cultura no ABC paulista

Prédio na cidade de São Bernardo do Campo será transformado em um centro de capacitação para a economia criativa

qui, 28/02/2019 - 10h12 | Do Portal do Governo

O espaço que abrigava o projeto do Museu do Trabalho, em São Bernardo do Campo, receberá a próxima Fábrica de Cultura a ser instalada em São Paulo. O espaço será transformado em um centro de cultura e economia criativa.

Após a conclusão da obra, o prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social que executará os projetos culturais. A nova Fábrica de Cultura está prevista para o fim de 2019.

“Estado e prefeitura, unidos, vão dar uma nova destinação a este prédio: as atividades atingirão todas as idades, especialmente os jovens, criando uma nova perspectiva de futuro”, disse o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Projeto

O projeto de construção do Museu do Trabalho no local foi iniciado em 2012, com promessa de conclusão no início de 2013. A obra foi abandonada e tornou-se alvo da Operação Hefesta, deflagrada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2016.

“O imóvel que simbolizava o mau uso de recursos públicos passará a simbolizar o que temos de melhor: a energia, a dedicação, o talento e a criatividade dos brasileiros”, comemorou Sérgio.

O prefeito de São Bernardo Orlando Morando explicou que aguarda a autorização do Ministério Público para dar início ao processo de conclusão da obra. “Em respeito à população, precisamos dar uma finalidade adequada a esta obra. Buscamos, desta forma, respeito ao dinheiro público e valorização da Cultura”, disse.