Secretarias do Governo ampliam participação em redes sociais

Resolução da Secretaria de Gestão Pública libera acesso de funcionários públicos às ferramentas

sex, 15/01/2010 - 14h50 | Do Portal do Governo

(Atualizado dia 19 de janeiro, às 14h)

Depois da nova determinação da Secretaria de Gestão Pública que prevê a liberação do acesso a redes sociais dentro de órgãos públicos no Estado de São Paulo, as Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas do Governo paulista estão expandindo seu relacionamento com os cidadãos por meio das teias sociais. Pelo menos 40 órgãos públicos já estão no Twitter.

Uma das primeiras entidades a efetivar o relacionamento social via rede foi a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo (Secom). Desde abril de 2009, o órgão mantém perfis ativos no Twitter (twitter.com/governosp), Orkut, YouTube, Flickr e Facebook. Só no Twitter são 12.624 seguidores. O objetivo da iniciativa é prestar contas das ações de governo à sociedade e, por meio desses instrumentos, atualizar os cidadãos com os direcionamentos das políticas públicas. “A web 2.0 é um grande centro de informações. O governo está lá para apresentar suas ações e interagir com a população”, afirma o secretário de Comunicação, Bruno Caetano.

Em novembro de 2009, a Secom lançou o SPChat. Trata-se de um bate-papo semanal ao vivo entre internautas e um integrante do Governo de SP discutindo temas de interesse público e esclarecendo dúvidas da população. O primeiro chat foi realizado com o secretário do Meio-Ambiente, Xico Graziano, que falou sobre temas como diminuição das queimadas, proteção e recuperação dos mananciais, programa Município Verde Azul, entre outros. Os secretários Guilherme Afif Domingos, de Emprego e Relações do Trabalho, e Bruno Caetano, de Comunicação, o diretor do Procon-SP, Robson Campos também participaram do SP Chat. O coronel Del Bel, da Polícia Militar, falou da Operação Verão, no último chat do ano. O primeiro de 2010 teve a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

No final do ano passado, a Secom também estreou seu perfil no Formspring.me (www.formspring.me/governosp), com foco exclusivo na resposta de dúvidas e questionamentos da população. Na mesma época, foi lançado o canal www.slideshare.net/governosp, onde são publicados mensalmente a Revista SPnotícias e Boletins Regionais de 59 cidades do Estado, que podem ser lidos online e baixados no formato PDF.

E agora, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) tem mais dois canais de contato com a população. A SERT criou perfis no Formspring.me e o Meresponda.com.br. Os dois sistemas funcionam de maneira semelhante. O internauta que acessa o endereço pode fazer perguntas sobre a atuação da secretaria e, assim que elas forem respondidas, elas ficaram disponíveis para consulta on line na mesma página da internet. Os endereços para acesso são http://www.formspring.me/empregosp e http://www.meresponda.com.br/empregosp.

O próprio Governador de São Paulo José Serra é adepto das redes sociais e incentiva a disseminação da ideia. Serra possui um perfil ativo no Twitter (twitter.com/joseserra_) por meio do qual informa sobre inaugurações de prédios públicos, anuncia investimentos, campanhas de saúde, entregas de obras, responde dúvidas, divulga balanços e números e opina sobre assuntos diversos como futebol e novas tecnologias. Ao todo, o Governador conta com 156.231 seguidores no microblog e acompanha 4.908 pessoas (dados de 20 de julho, às 13h).

Mais recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já possui perfis no OrkutFacebook, Twitter (twitter.com/IpemSP) e no Flickr – um compartilhador de imagens. “O Ipem vai divulgar todas as suas informações nas redes sociais, seguindo assim a orientação do governador José Serra, que é usuário e entusiasta das novas redes de comunicação”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Outra entidade que mergulhou nas redes sociais é a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde 14 de julho, a Pasta tem perfis no Twitter (twitter.com/deficienciasp) e no Facebook. Os dois veículos de comunicação vão divulgar informações relevantes para pessoas com deficiência bem como notícias da própria Pasta. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está no Facebook, no YouTube e no Twitter (twitter.com/assistenciasp).

Além das ferramentas sociais, algumas entidades do Governo de São Paulo usam o celular para estabelecer comunicação com o contribuinte. As informações são veiculadas pelo WAP, tecnologia que permite a navegação Web a partir do celular, até mensagens SMS. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por exemplo, usam o WAP para receber sugestões e críticas, informar a condição de banho das praias e indicar o posto da entidade mais próximo do imóvel do cidadão.

O Metrô também possui um serviço de informações via WAP, por meio do qual informa os destinos e passa informações sobre viagens. Já o Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego por e-mail ou via mensagem de celular (SMS). 

Uma outra tecnologia também utilizada é o podcast. No site da Sabesp ou assinando a página pelo feed RSS (agregador), você pode escutar as principais notícias da semana da empresa. A Sabesp também está no Twitter (confira na lista abaixo) e no You Tube: http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp

A tecnologia dos celulares também ajuda a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a manter a segurança no sistema. A entidade possui um canal para os usuários denunciarem irregularidades e delitos nas estações e nos trens. Conhecido como SMS-Denúncia, o serviço funciona 24 horas por dia – pelo telefone 7150-4949 – e mantém o anonimato. 

Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do carro) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.

Conheça e siga os órgãos do governo no Twitter

1. Secretaria de Comunicação – twitter.com/governosp
2. Secretaria de Gestão Pública – twitter.com/gestaopublicasp
3. Secretaria da Fazenda – twitter.com/FazendaSP
4. Secretaria de Educação – twitter.com/educacaosp
5. Ipem-SP – twitter.com/IpemSP
6. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – twitter.com/deficienciasp
7. Secretaria do Meio Ambiente – twitter.com/ambientesp
8. Museu da Casa Brasileira – twitter.com/mcb_org
9. Sabesp – twitter.com/ciasabesp
10. Secretaria de Cultura – twitter.com/CulturaSP
11. Imprensa Oficial – twitter.com/ImprensaOficial
12. Centro Paula Souza – twitter.com/paulasouzasp
13. Acessa Escola – twitter.com/acessaescola
14. Secretaria de Agricultura e Abastecimento – twitter.com/agriculturasp
15. Acessa SP – twitter.com/acessasp
16. Biblioteca Virtual – twitter.com/bvsp
17. Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – twitter.com/empregosp
18. Secretaria dos Transportes – twitter.com/transportessp
19. Secretaria de Segurança Pública – twitter.com/segurancasp
20. TV Cultura – twitter.com/TVcultura
21. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – twitter.com/AssistenciaSP
22. IPT – twitter.com/iptsp
23. Fundação CASA – twitter.com/fundacaoCASA
24. Secretaria de Economia e Planejamento – twitter.com/planejamentosp
25. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – twitter.com/justicaSP
26. Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo – twitter.com/esporte_sp e www.twitter.com/turismosp
27. Metrô – www.twitter.com/metrosp_oficial
28. CPTM – www.twitter.com/cptm_oficial
29. Univesp – www.twiter.br/univesp
30. Poupatempo – www.twitter.com/poupatemposp
31. Polícia Militar SP – http://twitter.com/pmesp
32. Fundação PROCON – www.twitter.com/procon_sp
33. Secretaria da Saúde – http://twitter.com/saudesp
34. Gati (Grupo de Apoio Técnico à Inovação) – http://twitter.com/sgpgati
35. Secretaria da Administração Penitenciária – www.twitter.com/sapsp
36. Cepam – http://twitter.com/cepam
37. Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos -http://twitter.com/emtu_oficial 
38. Secretaria de Desenvolvimento – http://twitter.com/desenvolvesp
39. USP –  http://twitter.com/agenciausp
40. Unesp – http://twitter.com/unespreitoria

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo