Secretaria lança Cartão Lazer para CPTM e Metrô

Cartão começa a valer em outubro, nos fins-de-semana

ter, 21/08/2007 - 16h57 | Do Portal do Governo

Atualizada em 22 de agosto, às 18h50

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) implantará em breve o Cartão Lazer, que proporcionará descontos para os usuários nos fins-de-semana. Entre 18 horas de sábado até meia-noite de domingo, o preço da passagem unitária na CPTM e Metrô será reduzido de R$ 2,30 para R$ 2,00.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o uso do transporte metroferroviário, nos horários mais ociosos dos sistemas, tanto pela população de baixa renda, como turistas e pessoas que buscam lazer.

A novidade foi anunciada pelo governador José Serra e pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, na noite do último sábado (18/08), primeiro dia de ampliação do horário de funcionamento da CPTM e Metrô em uma hora de sábado para domingo.

Balanço

Na ocasião, entre às 0h00 e 1h00, o Metrô registrou um movimento de 2.700 usuários e a CPTM, 2.600. No primeiro caso, o número está próximo à média na última hora aos sábados – 2.900.

O esquema no Metrô funciona da seguinte forma: todas as estações ficam abertas até a 1h00 dos domingos para embarques e desembarques em qualquer sentido, nas linhas 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2 – Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Somente as estações da Linha 5 – Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) continuarão fechando à meia-noite.

Já na CPTM, os embarques podem ser feitos até a 1h00 de domingo somente no sentido capital – extremidades da Região Metropolitana: Luz-Francisco Morato-Jundiaí (Linha A), Luz-Rio Grande da Serra (Linha D), Julio Prestes-Itapevi (Linha B), Osasco- Jurubatuba / Jurubatuba-Osasco (Linha C), Luz-Guaianazes-Estudantes (Expresso Leste / Linha E) e Brás-Calmon Viana (Linha F).

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos