Secretaria entrega primeiro centro de saúde para pacientes que precisam de cuidados intensivos

Localizada em Mogi das Cruzes, unidade terá 44 leitos de UTI para tratamento personalizado

qui, 02/08/2007 - 18h15 | Do Portal do Governo

De um lado, sofá, televisor, aparelho de DVD e caixas de som, com música ambiente. Do outro, um quarto para crianças, com brinquedos, bichos de pelúcia e jogos. Mais à frente, na área de recreação, aquário (com 550 litros) e jardins, sendo um de inverno. A descrição parece de uma nova casa, pronta para venda. Mas não é. Aliás, é algo bem diferente. A Secretaria de Estado da Saúde entregou nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 10h30, o primeiro centro de saúde do Brasil projetado e voltado exclusivamente para pacientes que terão de passar a vida toda ligados a cuidados hospitalares, 24 horas por dia.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento. Instalado no Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzutti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, a unidade terá 44 leitos de UTI para tratamento personalizado de pessoas que hoje estão espalhadas pelo Estado. É a concretização de idéia que nasceu há 1 ano e meio. Em fevereiro de 2006 a Secretaria iniciou a implantação do projeto com 14 leitos de UTI e dois de isolamento (para possíveis eliminar bactérias e vírus) no hospital. A satisfação dos pacientes e seus familiares foi imediata, o que motivou a criação deste primeiro centro brasileiro.

“Muitas vezes há pacientes crônicos que precisam de internação a vida toda. Porque não podem viver em um ambiente acolhedor, como se fosse em casa? Podem, sim. Eles e suas famílias”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O projeto da Secretaria transformará a área de 16 leitos em uma grande casa com 44 leitos, divididos em 20 leitos para adultos, 20 pediátricos e quatro para isolamento, distribuídos em 400m². Todo o diferencial dessa UTI para uma de pacientes agudos está no trabalho de humanização.

Quem entra na Unidade de Terapia Intensiva do hospital estadual não acredita estar em uma. A ala infantil tem o tema de universo aquático e é enfeitada com painéis de peixes e fundo do mar. Um aquário com capacidade para 550 litros enfeita o local e crianças saem dos leitos em carrinhos ou andarilhos para se divertirem com os animais. O passeio não pára por aí. Acompanhados de fisioterapeutas, as crianças vão até o jardim externo do hospital. Para aqueles que não podem sair do leito, há entrada de luz natural e um jardim de inverno aproxima os pacientes da natureza.

A área de convivência será um espaço destinado às comemorações de aniversários e outras datas festivas. Será também o espaço da brinquedoteca. Aliás, brinquedos estão liberados na UTI do Arnaldo Pezzuti e não é raro ver um bichinho de pelúcia em cima da cama de um paciente, o que não é permitido em outros hospitais. O ambiente é todo sonorizado para permitir o trabalho de musicoterapia. Cada ala de internação também estará equipada com televisores e aparelhos de DVD.

A nova estrutura pretende também acolher melhor os acompanhantes, que terão livre acesso aos pacientes, sem período rígido estipulado para visitas. A sala de estar está equipada com televisor e DVD, e para aqueles que precisam descansar há um pequeno alojamento onde é possível ficar de um dia para outro. Mensalmente a equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros, se reunirá com os familiares para esclarecer dúvidas e ouvir necessidades. E o hospital fornecerá auxílio transporte para facilitar a visita dos familiares.

“Minha filha é acolhida como se estivesse em casa”. É assim que Silvana Aprígio Lucena se refere, de uma maneira pouco usual, ao Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. Ela já é uma das 14 pacientes que moram na unidade.

“Aqui minha filha não é diferente dos outros pacientes. Todas as ações são voltadas para as necessidades dela”, afirma Silvana. “Ela está há um ano nessa unidade e há a preocupação dos funcionários para que ela se sinta em casa”.

Os cuidados com os pacientes começam já na remoção. O hospital adquiriu uma nova ambulância UTI, no valor de R$ 130 mil, equipada com três torpedos de oxigênio, quando o comum é apenas um. Dessa forma é possível levar os pacientes para realizar exames ou procedimentos fisioterápicos em outras unidades e retornar sem oferecer nenhum risco. Além disso, para tranqüilizar as crianças e distraí-las nas viagens, a ambulância está equipada com sistema de som e aparelho de DVD instalados.

“O hospital se esforça para reabilitar esses pacientes. Já tivemos pacientes que chegaram em coma induzido e respirando por aparelhos que hoje andam pela unidade em andarilhos. São casos raros, mas mesmo para os pacientes em que isso não é possível há a vontade de se oferecer o melhor” explica a diretora Keila Alves Franchin.

O Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti fica na Rodovia Engenheiro Candido Rego Chaves (antiga Estrada das Varinhas), km 3,5_ Jundiapeba, em Mogi das Cruzes

Da Secretaria da Saúde

(J.H.)