Secretaria divulga roteiros turísticos no Estado

Serão divulgados nesta sexta, 17, parte dos 45 roteiros turísticos do Estado

qui, 16/08/2007 - 10h48 | Do Portal do Governo

Pessoas que gostam do sossego e do ar das montanhas e apreciadores de aventuras e esportes radicais encontrarão inúmeras opções de entretenimento prontas para acolher o viajante. Cultura, história, religião, gastronomia, praia e ecoturismo são algumas das opções de roteiros turísticos que a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo divulgará na 4ª edição da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur) e a Adventure Fair 2007.

Os interessados em conhecer pontos turísticos de São Paulo terão oportunidade de obter informações detalhadas para futuras viagens durante esses eventos. Na Feiratur, que será realizada no Parque da Água Branca de amanhã a domingo, a secretaria mostrará em seu estande 11 dos 45 circuitos turísticos paulistas existentes. Na Adventure, de 22 a 26 de agosto no Parque do Ibirapuera, serão apresentados outros sete circuitos.

O paulista é o melhor turista brasileiro pelo potencial econômico e porque costuma comprar pacotes inteiros, mas escolhe locais que raramente são do seu Estado, por desconhecer as inúmeras opções de turismo de São Paulo, acredita a técnica de turismo, Elaine Papoy. Ela diz que o desafio da secretaria é vencer possíveis resistências – porque há oferta para todos os tipos de turismo – e encontrar canais de divulgação das maravilhas de São Paulo.

Feiratur e Adventure – Os hábitos, tradições e patrimônio cultural e artístico da vida tranqüila do interior paulista serão os grandes atrativos da Feiratur, que mostrará empreendimentos, destinos, roteiros, produtos, agências e serviços desse setor. O visitante poderá apreciar café da manhã orgânico e participar de oficina de culinária rural, exposições, palestras e seminários. A programação inclui rodadas de negócios e operadores turísticos.

A expectativa dos organizadores é receber 15 mil pessoas. Para ter idéia da dimensão do potencial turístico das 12 mil propriedades rurais no País, mais de 800 delas estão em São Paulo. Restaurantes rurais, hotel fazenda, pousadas rurais, pesque-pague e fazendas históricas são alguns empreendimentos que compõem esse universo. “São Paulo é o maior destino turístico rural do País, e é turismo família porque inclui inúmeras atividades”, afirma Elaine.

A Adventure Fair é a maior feira de esporte de aventura da América Latina. Além de divulgar circuitos turísticos, mostra  e comercializa equipamentos de aventura. Antes os produtos eram importados, agora há produção nacional. Entre as atrações da feira está a Praça da Aventura (onde aventureiros profissionais renomados expõem seus trabalhos), sala de shape (público poderá observar a fabricação de pranchas) e museu do surf.

Todos os segmentos – Elaine conta que a secretaria capacita e treina pessoas responsáveis pela recepção de turistas nos municípios interessados. Além disso, estabelece parcerias com outras secretarias para ajudar a cidade turística a encontrar soluções para questões que vão de infra-estrutura a problemas de movimentação e traslado de pessoas. “Reforçamos que turismo é negócio, que é preciso dar tratamento adequado ao turista e oferecer infra-estrutura apropriada. Tudo isso para encorajar o paulista a conhecer o lugar onde nasceu”.

Lembra que o sistema Bed & Breakfast, tão comum no exterior, ainda é pouco explorado no Brasil. “Há casas e fazendas que poderiam oferecer serviço ‘Café e Cama’ e ainda não o fazem por desconhecimento”. O contato com os municípios rendeu a elaboração de 45 circuitos turísticos – 37 estão em funcionamento. Os demais aguardam o surgimento de agências que operem os roteiros.

Alguns dos destinos abrangem os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses são chamados roteiros integrados. Há, ainda, os roteiros internacionais, que atendem a procura do turista estrangeiro por ecoturismo, cultura e aventura. Elaine conta que São Paulo tem atividades em todos os segmentos turísticos existentes e classificados pelo Ministério do Turismo.

Circuitos divulgados na Feiratur – Rota da Liberdade, Roteiro dos Bandeirantes, Caminho da Fé, Chapada do Guarani, Circuito da Mantiqueira, Caminhos do Tietê, Caminho das Tropas Paulistas, Circuito Itupararanga, Pólo Cuesta, Vale Histórico, Circuito Cultural Caipira 

Circuitos da Adventure Fair – Roteiro Bandeirantes, Caminho da Fé, Chapada do Guarani, Costa da Mata Atlântica, Litoral Norte, Circuito BR Arte, Aventura & Natureza, Roteiros do Grande ABC 

Roteiro integrado – São Paulo e Minas Gerais 

Caminhos da Fé, Circuitos dos Lagos, Café com Leite, Estrada Real, São Paulo – Paraná 

Lagamar – São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul 

Circuito Cultural Caminho dos Tropeiros – Roteiro internacional, Cavernas da Mata Atlântica, Chapada do Guarani, Circuito Turístico de Aventura e Lazer, Circuito Litoral Norte Paulista, Costa da Mata Atlântica, Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar 

Guia de turismo rural 

Para quem quiser ter à disposição os destinos turísticos rurais de São Paulo existe o Guia Turismo de Campo: Turismo Rural no Estado de São Paulo, vendido em bancas de jornais. Lista mais de 800 propriedades rurais. A consulta é por ordem alfabética. Começa com a cidade de Águas de Prata e chega até Vinhedo. São 192 destinos em que estão enumerados o que o turista pode encontrar em cada cidade em relação ao ambiente rural. Hotel fazenda, pesque-e-pague, pousada rural, cavalgada, camping e fazendas históricas são algumas das opções. O levantamento dos dados foi solicitado pela Secretaria de Turismo que participou da primeira edição, a de 2006. Mais informações no site da editora www.turismodecampo.com.br. 

SERVIÇO 

4ª Feira de Turismo Rural

Parque da Água Branca, de 17 a 19, das 9 às 20 horas

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – São Paulo – capital

Próximo ao Metrô Barra Funda

Entrada gratuita 

Adventure Fair

Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Avenida Pedro Alvarez Cabral, s/n– portão 3 –

De 22 a 26, das 14 às 22 horas (quarta, quinta e sexta-feira)

Sábado, das 10 às 22 horas; e no domingo, das 10 às 20 horas

R$ 15 para compra antecipada via Internet e R$ 18, nos dias do evento

Ingresso dá direito à entrada na Adventure Fair e no Running Show 

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial