Secretaria de Agricultura discute cadeia do etanol e zoneamento

O workshop visa estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento da bioenergia

seg, 10/09/2007 - 15h40 | Do Portal do Governo

O workshop acontece dentro dos painéis de discussões da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (11/9), a partir das 14 horas, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista. O evento reúne representantes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e pesquisadores da Secretaria na discussão de políticas públicas em parceria com o setor privado para o desenvolvimento da bioenergia.

A abertura será feita pelo secretário de Agricultura, João Sampaio. Na seqüência, o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas, Roberto Rodrigues, fala sobre a cadeia produtiva, tendo como comentaristas representantes e consultores do setor: Alexandre Mendonça de Barros, Hélcio Martins Lamônica, Manuel Regis Lima Verde Leal, Luis Carlos Correa de Carvalho.

Na segunda mesa de discussões, serão painelistas: o presidente das associações brasileiras de Agribusiness (Abag) e das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli; o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank; da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), José Carlos de Toledo; da Organização dos Plantadores de Cana da Região CentroSul do Brasil (Orplana), Ismael Perina; e da Copersucar, Hermelindo Ruete.

Na última exposição da tarde, pesquisadores, capitaneados pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), João Paulo Feijão Teixeira, falam sobre zoneamento agrícola.

No último dia 4, os painéis discutiram as relações de trabalho no setor. Ao final dos debates, a Comissão de Bioenergia – que também aborda outros aspectos da atividade – produzirá documento de propostas e ações que devem nortear toda a produção paulista do setor.

SOBRE A COMISSÃO – Presidida pelo ex-secretário de Meio Ambiente, José Goldemberg, e criada pelo Governador José Serra em abril deste ano, a comissão é formada pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Economia e Planejamento, Saneamento e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho.

Conta, também, com representação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Serviço:
Workshop: Etanol – cadeia e zoneamento agrícola
Dia 11 de setembro, a partir das 14 horas
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Avenida Miguel Stéfano, 3.900 – Água Funda – São Paulo/SP

Da Secretaria Estadual de Agricultura

 (S.M.)