Secretaria da Justiça e Cidadania intensifica combate ao tráfico de pessoas em 2019

Programa da pasta recebeu 38 denúncias com materialidade de informação, envolvendo o total de 103 possíveis vítimas

seg, 13/01/2020 - 12h42 | Do Portal do Governo

Em 2019, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, responsável pela prevenção e combate ao crime de tráfico de pessoas, recebeu 38 denúncias com materialidade de informação, envolvendo o total de 103 possíveis vítimas. Desse total, 12 resultaram em operações de Forças-Tarefa interinstitucionais.

O NETP tem como objetivo estabelecer diretrizes para articular e integrar poder público e sociedade civil para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, conforme as normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

O programa ainda realizou 16 palestras e capacitações, com destaque para a Capacitação Projeto “Atenção Brasil” – Assistência às vítimas de Tráfico de Pessoas para a rede de assistência; e na Capacitação Projeto “Atenção Brasil” – Tráfico de Pessoas para operadores do Direito.

Vale destacar que o Núcleo também participou de ações importantes de combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, entre elas a abordagem em estações de metrô em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo; o Lançamento da Campanha “Imigrante, São Paulo Acolhe Você”; o apoio ao evento “Tráfico de Pessoas, um crime cibernético”; e a ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal com abordagem e sensibilização ao Tráfico de Pessoas em rodovia próxima ao Aeroporto de Guarulhos.