Secretaria da Educação sedia workshop com consultora do governo da Finlândia

Especialista compartilhou com gestores a experiência do país europeu, reconhecido pela qualidade do sistema de ensino

qui, 21/11/2019 - 13h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

A Secretaria da Educação do Estado realizou um workshop sobre o sistema educacional da Finlândia, país reconhecido pela excelência no setor e que conta com alto desempenho dos indicadores na área e de qualificação da população. A ação, promovida em 14 de novembro, permitiu que os participantes compartilhassem conhecimento, experiências e ideias sobre o setor.

O evento Inspirações Finlandesas reuniu 70 gestores e diretores para ouvir a professora Eeva Kaarina Penttilä, consultora do Ministério de Educação da Finlândia. Com 5,5 milhões de habitantes, a nação tem um número alto e inspirador para São Paulo: 99% dos jovens concluem o Ensino Médio, o maior índice global.

Entre as lições da Finlândia, a consultora enfatizou um dos pilares do sistema educacional: a autoavaliação. “Levamos a sério a opinião das nossas crianças e elas têm que se autoavaliar desde a educação infantil”, explica.

Desenvolvimento

Segundo Eeva Kaarina Penttilä, o desenvolvimento máximo dos alunos só pode ser conquistado quando eles são agentes da aprendizagem. No processo de autoavaliação, crianças e jovens identificam dificuldades e descobrem caminhos para alcançar suas metas.

Para os educadores, a palestra ofereceu exemplos claros da gestão escolar na Finlândia. “Ouvimos muito falar do sistema finlandês e há muitos livros que falam sobre isso, mas é muito bom conhecer uma pessoa com experiência no dia a dia da administração pública, dentro da escola. Você não fica com aquela imagem cristalizada de que tudo é perfeitinho”, comenta Fernanda Motta, que trabalha na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape).

O evento foi promovido pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A Secretaria da Educação do Estado é parceira da empresa e aplica em escolas a metodologia Menteinovadora, que integra jogos de raciocínio à grade das aulas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.