Secretaria da Educação define datas para provas do Saresp 2018

Exames serão aplicados nos dias 27 e 28 de novembro; testes medem domínio e habilidades básicas dos estudantes paulistas

sex, 28/09/2018 - 19h04 | Do Portal do Governo

As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2018) ocorrerão em 27 e 28 de novembro. As datas foram escolhidas pela Secretaria da Educação do Estado, em conjunto com a rede.

Neste ano, participarão do exame mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. Vale destacar que os testes são realizados em todas as escolas estaduais e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O Saresp também é aberto às redes municipais, particulares, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Serviço Social da Indústria (Sesi). Todas as escolas precisam ter, no mínimo, 18 alunos por ano/série. As instituições devem manifestar interesse prévio.

Os dados extraídos auxiliam no planejamento dos professores e as metas das unidades estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), bem como o cálculo do bônus por mérito dos servidores.

Resultados

É importante frisar que o Ensino Médio da rede estadual avançou no Idesp pelo quinto ano consecutivo. Na última medição, o ciclo alcançou na última medição 2,36 – contra os 2,30 registrados em 2016.

A pontuação é a mais alta desde 2008, quando a pasta adotou o indicador de qualidade da educação paulista. Já o ciclo II do Fundamental retomou o crescimento e superou a marca anterior.

No ano passado, o ciclo atingiu 3,21 (uma diferença de 0,28 ponto em relação aos 2,93 de 2016). O ciclo I, por sua vez, teve queda: as notas foram de 5,40 para 5,33. Ainda assim, é o segundo melhor resultado da história.