Secretaria da Cultura lança programa do festival de inverno de Campos do Jordão

O investimento nesta edição do Festival será de R$ 4,5 milhões – metade desse recurso é do governo do Estado

ter, 22/05/2007 - 19h33 | Do Portal do Governo

No dia em que os termômetros marcaram 16º graus na Capital, o governo de São Paulo apresentou detalhes da 38ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão – maior evento de música clássica da América Latina. Desta vez, a mostra vai homenagear as mulheres e terá duas apresentações a mais do que anos anteriores, 48 no total. 

O investimento nesta edição do Festival será de R$ 4,5 milhões – metade desse recurso é do governo do Estado, o restante vem do Bradesco em parceria com a Sabesp. Serão três semanas entre os dias 7 a 29 de julho em seis espaços – auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Doutor Além. 

A estimativa dos organizadores é que 60 mil pessoas migrem rumo ao Nordeste do Estado para assistir apresentações da soprano Dame Kiri Te Kanawa, da trompetista Alison Balsom, das pianistas Maria João Pires, Cristina Ortiz, ou mesmo da violinista Sharon Isbin. “Cerca de 30% das apresentações serão feitas por mulheres”, frisa o diretor artístico do evento, maestro Roberto Minczuk. Ele explica que uma das justificativas para prestigiar as mulheres é o papel que elas sempre exerceram na música clássica. “Isso não pode ser deixado de lado”, completa Minczuk. 

Embora as mulheres sejam o foco das homenagens em 2007, a organização do Festival promovido pelo governo paulista em parceria com a iniciativa privada programou também a participação de ícones da música clássica como Antônio de Meneses e do solista e recitalista carioca Jean-Loius Steuerman, lembrado na Europa, onde tocou na Alemanha, com o inédito Concerto para Piano, de Detlef Glanert. 

Além de reconhecer o mérito feminino nesta edição, a programação do Festival de Campos prevê homenagens a personalidades da música brasileira como a soprano Bidu Sayão, a pianista Guiomar Novaes e Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora popular do País. 

Composições de Jocy de Oliveira, Marisa Resende e Silvia de Lucca também constam no repertório elaborado especialmente para o Festival.  Haverá ainda a estréia de dez músicos nacionais e outros quatro internacionais renomados durante os 23 dias do evento. 

Interação 

O Secretário Estadual da Cultura, João Sayad, lembrou que o Festival não se resume ao entretenimento, é também uma oportunidade de intercambio entre os músicos de diversos países. Pelo menos 150 acadêmicos e 70 professores são esperados para os diversos cursos que são dados no decorrer do Festival. “Esse evento tem uma importância dupla, sobretudo, no aspecto de formação de novos músicos”, concluiu. 

A programação da 38ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão está disponível no site http://www.festivalcamposdojordao.org.br.

Cleber Mata