Seade: São Paulo em Perspectiva analisa o tema migração

Migrações internacionais é o tema central desta edição da revista editada pela Fundação Seade

ter, 06/06/2006 - 19h49 | Do Portal do Governo

A Revista São Paulo em Perspectiva editada pela Fundação Seade está lançando o volume 19 número 3, julho/setembro 2005. Migrações internacionais é o tema central deste número, que contempla também a migração no Estado de São Paulo e traz, ainda, um artigo que aborda a importância da inserção da variável migração nas estatísticas municipais.

Os estudos e pesquisas sobre as diversas modalidades de deslocamentos demográficos têm-se ampliado no Brasil. Nas últimas décadas, as principais questões do debate, no país, referem-se à emergência ou intensificação de certos processos migratórios que, até os anos 70, inexistiam ou eram encobertos pela magnitude dos movimentos de longa distância e pelos do tipo rural-urbano. Migrações internacional, intra-estaduais, de retorno e sazonais e movimentos pendulares e intrametropolitanos são temas que vêm adquirindo relevância e contribuem para melhor explicar a dinâmica demográfica e os deslocamentos populacionais.

A ampliação da urbanização e sua dispersão, a redução dos fluxos migratórios rural-urbano e o encurtamento das distâncias – através dos meios de transportes e de comunicação – têm possibilitado maior mobilidade das pessoas em diferentes fluxos e sentidos. Por sua vez, o aprofundamento da mundialização do capital e dos processos produtivos, a ampliação dos fluxos internacionais de mercadorias – num mundo regido pela instantaneidade das comunicações – e os diferenciais entre os estilos de vida potencializam a ilusão migratória e colaboram para ampliar os fluxos internacionais de países periféricos para o Primeiro Mundo. Além da crescente magnitude dos fluxos, o recente recrudescimento no tratamento dispensado aos migrantes indocumentados, por parte de alguns governos, explicita novos referenciais para a discussão, como a ampliação da xenofobia, do nacionalismo e da discriminação racial.

São Paulo em Perspectiva apresenta sua contribuição a esse debate por meio de 21 artigos que compõem este e o próximo número (volume 19 nº 4), envolvendo mais de 50 especialistas entre autores e pareceristas.

Consulte aqui todo conteúdo dos artigos da revista do Seade.

Do Seade