Saúde treina corretores de imóveis da capital para combate à dengue

Capacitação ocorrerá às 18h, na Vila Carrão, zona leste de São Paulo

qui, 30/10/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vai treinar nesta quinta-feira, 30, às 18h, cerca de 50 corretores de imóveis da zona leste da capital para o combate à dengue em imóveis residenciais que estejam fechados e disponibilizados para venda ou locação.

A capacitação faz parte de uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para ampliar ainda mais as ações de controle da dengue. Levantamento da Secretaria aponta que cerca de 80% dos criadouros do Aedes Aegypti (transmissor da dengue) estão no interior das residências. Técnicos da Sucen irão treinar os corretores de imóveis e responsáveis por vistoriar o estabelecimento para eliminar possíveis focos do mosquito.

Entre as ações do trabalho de inspeção estão a verificação de água parada nos ralos, vedação de vasos sanitários e caixas d´água e a retirada do local de recipientes que acumulem água. Além disso, as pessoas responsáveis pela vistoria receberão uma cartilha, que vai servir como um check list para levar até o local e verificar se não foi esquecida a inspeção de nenhum cômodo do estabelecimento.

Ao todo, cerca de 200 mil pessoas receberão as orientações necessárias em 26 delegacias do Creci espalhadas por todo o Estado, com o objetivo de vistoriar 1,5 milhão de imóveis disponíveis para locação ou venda.

“Os imóveis fechados tem importância fundamental no controle da doença, pois existe a possibilidade de proliferação do mosquito no local, devido à ausência do morador e a conseqüente falta de cuidados com o ambiente”, avalia o superintendente da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

O treinamento desta quinta, primeiro na capital, ocorrerá na rua Dentista Barreto, 572, Carrão, zona leste de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde