Saúde: Secretaria inicia nesta semana busca por obras de arte

Todas unidades ligadas à pasta começarão a catalogar pinturas, esculturas e gravuras, entre outras obras

qui, 29/06/2006 - 12h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia ainda nesta semana um levantamento de todas as obras de arte existentes em seus hospitais, ambulatórios, laboratórios, institutos e direções regionais de saúde no Estado. São mais de 100 unidades (63 delas, hospitais). O objetivo é reunir as informações em um catálogo, facilitando o acesso da população ao patrimônio cultural existente nesses locais.

Todas as unidades ligadas à saúde estadual têm até o fim de julho para encaminhar, ao Centro de Memória do Instituto de Saúde, na capital, a relação completa de pinturas, gravuras, esculturas e outras obras disponíveis nessas instituições.

As unidades de saúde estaduais também deverão preencher um formulário com a descrição resumida das obras, data em que foram produzidas, dimensões, nome do autor e nome do doador (se houver), dentre outras informações. O modelo do formulário consta da Resolução SS-62, publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de junho.

A Secretaria tem algumas das unidades mais antigas do Brasil, como os institutos Adolfo Lutz, Pasteur e Butantan e o Hospital Psiquiátrico do Juquery. A expectativa é que em unidades como estas sejam encontradas raridades. Lutz e Emílio Ribas, por exemplo, foram projetados por Ramos de Azevedo e podem ter peças de seus contemporâneos.

“Reunir as informações sobre as obras de arte nas unidades de saúde é fundamental para a preservação e proteção do patrimônio cultural do Estado”, afirma Alexandre Grangeiro, diretor do Instituto de Saúde, que está coordenando o trabalho pela Secretaria da Saúde. Havendo peças, elas serão reunidas e disponibilizadas para visitação pública.

Secretaria de Estado da Saúde