Saúde promove megacampanha de busca por pacientes com suspeita de tuberculose

Cerca de 18 mil novos casos da doença são descobertos por ano

ter, 23/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica, vai buscar pacientes com suspeita de tuberculose. A primeira Campanha de Busca Ativa do Estado de São Paulo acontecerá entre os dias 1 e 12 de março em todo o Estado.

No Estado, cerca de 18 mil novos casos da doença são descobertos por ano. Cerca de 60% destes casos são infecciosos, sendo esta a principal fonte de disseminação da doença. O objetivo da campanha é identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas e encaminhá-las ao tratamento.

“A busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose deve ser rotineira nos serviços de saúde. Sempre se deve perguntar sobre tosse aos pacientes e realizar exames quando necessário”, afirma a diretora da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Vera Galezi.

A campanha será realizada nos serviços de saúde municipais e no sistema prisional. Será aplicado um interrogatório sobre tosse, coleta de escarro e realização de exame para identificar o bacilo causador em pacientes com tosse igual ou superior a duas semanas.

Clique aqui para conhecer a relação por município de casos novos de tuberculose em 2009.

Da Secretaria da Saúde