Saúde: Ortopedia do HC muda sistema de marcação de consultas nesta segunda-feira

Atendimento será agilizado, priorizando casos mais graves

sex, 02/06/2006 - 11h23 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, altera nesta segunda-feira, 5 de junho, seu sistema de marcação de novas consultas.  O agendamento de especialistas, hoje feito por telefone pelo próprio usuário, ficará a cargo do call-center da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é agilizar e ampliar o número de atendimentos.

A Ortopedia será o segundo setor do Hospital das Clínicas a ter o sistema de marcação de consultas alterado. O primeiro foi o maior deles, o Instituto Central, com grande sucesso. A mudança no Instituto Central resultou em ampliação de cerca de 80% nas marcações – os ambulatórios estaduais recebem hoje cerca de 300 consultas por dia, contra 172 diários que o Instituto recebia antes da mudança. A intenção é que o Instituto do Coração mude seu sistema no início do próximo semestre.

Ao invés de procurar diretamente a Ortopedia do HC (que atende cerca de 10 mil consultas por mês em seu ambulatório – 70% delas consideradas básicas ou secundárias), a população deverá passar primeiramente por uma consulta em Unidade Básica de Saúde (UBS). A própria UBS entrará em contato com o call-center da Secretaria, para que, se necessário, a consulta com especialista seja marcada em um ambulatório de especialidades ou no HC.

Com este novo fluxo de atendimento a Ortopedia poderá atender aos casos realmente graves, já que o HC é considerado de extrema importância para casos terciários, os mais graves.

A partir de segunda-feira, o telefone de marcação de consultas da Ortopedia terá uma mensagem de esclarecimento à população. As consultas já agendadas não terão alteração. As pessoas que já fazem tratamento no Instituto também continuarão sendo atendidas normalmente.

Da Secretaria da Saúde