Saúde orienta para uso correto dos aparelhos de ventilação

Ventiladores precisam ter pás e grades limpas; ar condicionado necessita de higienização regular e troca de filtros

qua, 25/02/2015 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde orienta para o uso correto de alguns eletrodomésticos de ventilação. A primeira dica é para quem prefere os ventiladores. Além de serem uma opção mais simples e comum para alívio da sensação provocada pelo calor excessivo, esses aparelhos não abaixam a temperatura ambiente nem ressecam o ar, explica o pneumologista Fábio Pereira Muchão, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

“O único cuidado especial para o uso dos ventiladores é manter pás e grades sempre limpas, preferencialmente com pano úmido. Caso contrário, toda a poeira acumulada será lançada no local”, acrescenta o especialista.

Em relação ao ar condicionado, Fábio recomenda que seja regulado numa temperatura equivalente ou próxima à do meio externo, ou seja, 23 graus Celsius são suficientes para proporcionar sensação mais amena. Para evitar a propagação de fungos, bactérias e poeira, é fundamental higienizar o aparelho e trocar periodicamente os filtros.

Como o uso desse tipo de aparelho pode ressecar o ar ambiente, é importante o uso moderado de umidificadores ou a distribuição de recipientes com água pelos cômodos. “Esses recursos contribuem para melhorar a umidade relativa do ar em dias mais secos. Entretanto, os umidificadores não devem permanecer ligados por períodos prolongados. Em quartos, por exemplo, o período médio deve ser de 2 horas, no início da noite”, alerta.

O ressecamento do ar pode irritar as vias aéreas e causar transtornos respiratórios, especialmente a crianças, idosos e a portadores de doenças pulmonares crônicas como bronquite e enfisema.

Da Secretaria da Saúde e do Portal do Governo do Estado