Saúde oferta testes de HIV e sífilis no Memorial da América Latina nesta sexta (6)

Testagens gratuitas acontecem até dia 9 de dezembro em outros pontos turísticos e públicos da cidade de São Paulo

qui, 05/12/2019 - 16h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde oferta mais de 6 mil testes de HIV e sífilis, durante esta semana, em diversos pontos turísticos da cidade de São Paulo. Nesta sexta-feira (6), haverá testagem no Memorial da América Latina.

Até a próxima segunda-feira (9), as testagens ocorrerão em outros espaços públicos, turísticos e culturais da capital (a programação completa pode ser consultada abaixo). As ações preventivas integram a 12ª Campanha Fique Sabendo, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro).

Já foram realizadas ações no Masp e no Metrô Brás (nos dias 2 e 5 de dezembro, respectivamente). Além da testagem para ambas as doenças, serão distribuídos cerca de 115 mil preservativos masculinos e femininos, bem como nove mil sachês de gel lubrificante.

A programação é realizada por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, e integra locais como o Metrô Brás, Secretaria da Justiça, MASP, Memorial da América Latina, Casa da Cultura da Brasilândia, e conta com apoio da Aids Healthcare Foundation (AHF-Brasil).

Resultados

O teste rápido por fluído oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos, com privacidade e sigilo do paciente garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente. Por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.

“Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em São Paulo pela doença”, acrescenta o coordenador.

A testagem é gratuita e está disponível durante o ano todo na rede pública de saúde. Informações sobre locais para fazer o teste podem ser obtidas por meio do Disque DST/AIDS: 0800-1625-50.

“Esse é um dia importante para todos e todas pessoas envolvidas no enfrentamento da epidemia, seja profissional da saúde, seja da sociedade civil. Além da testagem, teremos uma atividade artística, com a construção de um painel grafitado com a participação das pessoas presentes. Queremos manter a promessa feita em muito espaços e há muito tempo: de que todas as pessoas devem ter acesso ao tratamento, assim como todas devem ter acesso aos insumos de prevenção e a testagem. Essa é uma luta de todos nós”, declara o diretor da AHF no Brasil, Beto de Jesus.

Adesão recorde

A 12ª edição da Campanha Fique Sabendo teve 99% de adesão por parte das prefeituras. Neste ano, 640 municípios de SP aderiram à mobilização para ampliar o alcance das testagens de HIV e sífilis.

“A adesão foi crescendo ao longo de 12 anos e agora chegou a 99,2% dos municípios. Este resultado é fruto do compromisso do estado de São Paulo na luta contra a Aids e na busca da ampliação do diagnóstico precoce de HIV e sífilis”, completa o coordenador do Programa Estadual IST/Aids.

Em 2019, a campanha foca na importância do diagnóstico precoce desses dois agravos, principalmente entre jovens. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem junto às populações mais expostas às doenças.

O período oficial da campanha será de 1 a 7 de dezembro. No entanto, cada município poderá avaliar seu contexto local e estender as ações pelo tempo que considerar adequado. Desde 2017, o mês de dezembro é dedicado a atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras IST.

Programação

Dia 6 – Memorial da América Latina (metrô Barra Funda) – das 9h30 às 16h: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos.

Dia 7 – Casa Cultural da Vila Brasilândia (Rua General Penha Brasil, 2508) – das 12h às 16h: 400 testes rápidos de HIV e sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 2 mil sachês de gel lubrificante e 2 mil preservativos femininos.

Dia 9 – Secretaria da Justiça (Páteo do Colégio, 148, metrô Sé) – das 9h30 às 15h30: 400 testes rápidos de HIV e de sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos.

Mutirão

Nesta sexta-feira (6), o Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes (SEAP) HIV/AIDS – Casa da AIDS da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realizará um mutirão de testes rápidos para detecção do HIV, vírus da imunodeficiência humana que ataca o sistema imunológico.

O atendimento será realizado das 10h às 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros, região de grande concentração popular. As tendas serão montadas ao lado do bicicletário.

No local, o público também receberá orientações sobre as formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, haverá distribuição de preservativos e materiais informativos.

Em 2018, o HCFMUSP realizou 310 testes de HIV no Largo da Batata, sendo identificados dois resultados positivos. Os portadores foram prontamente acolhidos para acompanhamento no SEAP, que está em funcionamento na zona oeste de São Paulo (Rua Ferreira de Araújo, 789).

O cuidado integral é prestado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médicos infectologistas, psiquiatras, ginecologistas, enfermeiros, dentista, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos.