Saúde na América Latina é tema de debate em encontro internacional

Com a presença de Alckmin, painel do 13º Fórum Econômico Mundial da AL abordou desafios e oportunidades para o setor

qui, 15/03/2018 - 10h59 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou, nesta quinta-feira (15), do painel “Revolução na Saúde”, atividade do 13º Fórum Econômico Mundial da América Latina. O encontro foi realizado na capital paulista, no último dia de programação do evento.

Ao comentar os desafios na área, Alckmin ressaltou a importância dos debates para promover a qualidade de vida dos latino-americanos. “A saúde será o foco do futuro. O setor tem grande importância social, pois gera muitos empregos, grandes investimentos e desafios do ponto de vista epidemiológico”, avaliou o governador.

“Com a tecnologia mais cara e o envelhecimento da população, é preciso equacionar a questão do financiamento. Em São Paulo, destaco as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, pelas parcerias, inclusive com a iniciativa privada, e do Instituto Butantan”, acrescentou Geraldo Alckmin.

A diretora-executiva da Optum no Brasil, Patrícia Ellen da Silva, reforçou a necessidade constante de aperfeiçoamentos na saúde em território nacional. “Demos grandes saltos nos últimos anos. Atualmente, envelhecemos em ritmo semelhante ao observado na Suécia. Até 2030, triplicaremos a população acima de 60 anos. Precisamos de acesso, integração, tecnologia e sustentabilidade financeira”, ressaltou.

O Fórum Econômico Mundial da América Latina reuniu centenas de líderes de empresas, governos e a sociedade civil para analisar oportunidades e desafios da região. Os debates também envolvem a tecnologia e a inovação, fatores importantes para a modernização das economias locais, o aumento da produtividade e o progresso econômico para todos.

Outro tema dos encontros foi como a Quarta Revolução Industrial pode ajudar os latino-americanos a promover o espírito empreendedor e o ecossistema de startups.