Saúde: Médicos do Hospital do Servidor darão curso em Simpósio internacional

Curso será sobre vídeo-laparoscopia em cirurgia cólon-retal

ter, 20/06/2006 - 21h08 | Do Portal do Governo

Os especialistas Renato Lupinacci e Miguel Ângelo Pedroso, ambos da equipe de Cirurgia Geral do Hospital do Servidor Público do Estado, viajaram para a Europa onde vão apresentar, em um Simpósio de Portugal, uma técnica inovadora desenvolvida no HSPE. Eles vão dar um curso sobre vídeo-laparoscopia em cirurgia cólon-retal durante o Simpósio, que será realizado na cidade de Santa Maria da Feira, em Portugal.

Além da aula teórica, eles vão realizar cirurgias demonstrativas nas cidades de S.M. de Feira, Porto e Lisboa, respectivamente nos dias 21, 22 e 24 de junho. A técnica desenvolvida no HSPE consiste na retirada do espécime cirúrgico por via perineal, sem abertura da parede abdominal. Esta prática é menos invasiva, facilita a recuperação e reduz em 30% o tempo médio de internação.

Em maio, a dupla de especialistas ganhou um prêmio pela realização da segunda melhor cirurgia, durante um Simpósio Internacional de Patologia Cólon-Retal por Vídeo-Laparoscopia, realizado por Luxemburgo, França, Bélgica e Holanda no Centro Hospitalar de Luxemburgo.

Do Iamspe