Saúde: Médico do HC lança obra pioneira sobre radiologia intervencionista

Obra passa a ser referência principal na literatura nacional nessa área

sex, 02/06/2006 - 14h09 | Do Portal do Governo

O doutor Francisco César Carnevale, médico do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, lançou o livro Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Informativa, teórica e ilustrativa, a obra passa a ser referência principal na literatura nacional nessa área . Deve fazer parte da formação básica de alunos, residentes, enfermeiros, técnicos de radiologia e médicos da especialidade. “Durante a produção do livro, houve a preocupação de conduzir o leitor aos conceitos básicos sobre a anatomia vascular, meios de contraste, radiação ionizante e equipamentos de imagem”, diz Carnevale.

Os 53 capítulos, informa o autor, foram divididos em três partes com o objetivo de fornecer as informações básicas e posterior detalhamento das intervenções vasculares e não-vasculares. “A leitura é necessária a radiologistas, cirurgiões vasculares e do aparelho digestivo, angiologistas, hemodinamicistas, cardiologistas intervencionistas e clínicos”, enfatiza.

Esta especialidade médica é recente e pouco explorada pelos profissionais de saúde e, principalmente, entre os pacientes. Por isso, o autor preocupou-se em descrever as principais alternativas terapêuticas, ressaltando de forma atual os procedimentos pouco invasivos pelas técnicas percutâneas vasculares e não-vasculares. Assim, o livro abrange a quase totalidade dos procedimentos, detalhando com cuidado os métodos diagnósticos e terapêuticos elaborados por colaboradores de renome nacional e internacional.

Valéria de Souza

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Radiologia do HC