Saúde: Inclusão de pessoas com fissura labiopalatal é tema de debate

Evento será nos próximos dias 6 e 7 no Centrinho/USP de Bauru

qua, 28/06/2006 - 20h54 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias 6 e 7, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, conhecido como Centrinho/USP de Bauru, recebe representantes de 43 associações de pais de pessoas com fissura labiopalatal (abertura no lábio e/ou céu da boca) de todas as regiões do Brasil. O objetivo do encontro é promover amplo debate sobre a inclusão da pessoa com fissura labiopalatal na legislação atual, considerando aspectos psicossociais, funcionais e jurídicos. Essas abordagens serão discutidas durante o 6º Encontro Nacional de Associações de Pais e Portadores de  Lesões Labiopalatais e/ou Deficiências Auditivas e o 2º Encontro da Rede Profis (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal), entidade que congrega cerca de 20 mil associados em todo o Brasil.

O evento é aberto a dirigentes, profissionais e representantes de associações de pais e portadores de lesões labiopalatais e/ou deficiências auditivas cadastrados no Centrinho. Também podem participar profissionais, alunos e estagiários das áreas afins.  “O destaque do encontro é justamente a inclusão social e o respaldo legal que pode ser oferecido à pessoa com fissura”, informa a assistente social e presidente do encontro, Sonia Tebet Mesquita. “Se considerado deficiente, o fissurado pode fazer uso de alguns direitos, como reserva de vagas em concursos públicos e passe de ônibus interestadual”, completa.

Sociedade para todos

A conferência de abertura está marcada para às 10 horas do dia 6. O palestrante será o assistente social e consultor de inclusão Romeu Kazumi Sassaki. Ele falará sobre Inclusão: construindo uma sociedade para todos – mesmo título de seu livro, publicado pela WVA Editora. Com mais de 40 anos de atuação na promoção e inclusão social de pessoas com deficiência, Sassaki tem especialização, nos Estados Unidos, em aconselhamento psicológico de reabilitação na área da deficiência. Seus artigos têm esclarecido a mídia sobre as terminologias mais adequadas na era da inclusão. Workshop sobre associações e parcerias, oficina de capacitação para a promoção da saúde fonoaudiológica, palestra sobre captação de recursos via convênios são alguns itens da programação. O evento das 8 às 19 horas, sempre na Casa do Advogado: Av. Nações Unidas, 30-30 – Vila Universitária Bauru.

SERVIÇO

Programação completa e condições de pagamento para inscrições estão no site www.centrinho.usp.br/eventos. Informações: (14) 3235-8437.

Da Assessoria de Imprensa

do Centrinho de Bauru