Saúde: Humanização do tratamento é o tema de evento no Hospital Estadual Bauru

Palestras e debates estimulam a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população da região

qua, 07/06/2006 - 20h30 | Do Portal do Governo

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, médicos, pessoal do setor administrativo e interessados que atuam nas regiões de Bauru, Marília, Araçatuba, Sorocaba e Registro participaram do 1º Encontro de Humanização do Hospital Estadual Bauru (HEB), nesta quarta-feira, dia 7, no auditório do hospital. Com apresentação de ações da unidade na área de humanização, palestras e discussões, o objetivo do encontro é estimular a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população na área da saúde. Profissionais de outras instituições fizeram palestras, para a troca de experiências.

O encontro foi aberto com a exibição do coral Tom da Vida, primeiro projeto de humanização do hospital para os trabalhadores da unidade de saúde. Cuidando dos Cuidadores é outra iniciativa dirigida aos colaboradores, que recebem atendimento de acupuntura, ações para a saúde da mulher cuidados no ambulatório assistencial. Na área de lazer, há equipes masculinas e femininas de futebol de salão e vôlei para estimular a prática de esportes e integrar os trabalhadores.

Para os pacientes e seus familiares, são mantidos programas de amparo, como o Projeto Casa dos Acompanhantes. Os funcionários prestam assistência psicossocial e atividades de entretenimento e diversão, direcionadas a crianças e adultos internados. Na programação desses eventos estão incluídas apresentações de teatro de fantoches, musicais e biblioteca móvel.

Outro resultado da intervenção do Programa de Humanização é a doação de televisores por fornecedores do hospital para instalação nos quartos das enfermarias. O HEB, ou Hospital Estadual Arnaldo Prado Curvêllo, é administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

Da Agência Imprensa Oficial