Saúde: Hospital de Pedreira inaugura moderno sistema de exames por imagem

A Secretaria da Saúde investiu R$ 2,5 milhões na aquisição do equipamento

sex, 24/02/2006 - 19h57 | Do Portal do Governo

O Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da capital, tem um dos mais modernos sistemas de exames por imagem do mundo – o Pacs (da sigla em inglês para sistema de comunicação de arquivo de imagens) Synapse 3.0.

A Secretaria da Saúde investiu R$ 2,5 milhões na aquisição do equipamento, que permite que em todo o hospital sejam capturadas, armazenadas e distribuídas, via computador, imagens digitalizadas de exames para diagnóstico.

Ao invés do tradicional exame com chapas e cópias em papel, os médicos da unidade terão em seu computador as imagens. O sistema propicia maior nitidez, confiabilidade de diagnóstico e rapidez. São realizados neste sistema Raios X, mamografias, tomografias, endoscopias e broncoscopias. Com o novo equipamento, o hospital ampliará em cerca de 30% sua capacidade de atendimento. Realiza 1,5 mil exames por imagem por mês. A expectativa é chegar a 2 mil mensais. Duzentos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologistas, foram treinados para operar o equipamento.

Excelência no atendimento

O Hospital Geral de Pedreira também recebeu, oficialmente, certificado de excelência no atendimento à população. A acreditação, como é chamado esse reconhecimento dos serviços prestados, é fornecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), vinculada ao Ministério da Saúde. A ONA é uma organização não-governamental que tem por objetivo estimular o aprimoramento das unidades de saúde de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.

Acreditação plena – A ONA tem três níveis de reconhecimento: acreditação, plena e com excelência. O Hospital de Pedreira, que já era detentor de acreditação, conquistou agora a acreditação plena. Gerenciado pela Associação Congregação Santa Catarina, o Pedreira foi o primeiro hospital público da capital a ser acreditado. Outros seis estaduais têm esse reconhecimento: Bauru, Itapevi e Itapecerica da Serra (categoria acreditação) e Pirajussara, Diadema e Sumaré (acreditação plena).

Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande – zona sul da capital

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.